O problema do suicídio entre os jovens - Banco de redações


O suicídio entre os jovens: como resolver esse problema?

Enviada em: 19/07/2018

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

O aumento do suicídio entre os jovens pode estar sendo uma consequência das mudanças recentes que a sociedade está passando. A vida moderna tem reduzido o tempo de qualidade que os pais têm com os filhos. (Apresente mais discussões no parágrafo de introdução, pois elas serão retomadas ao longo do texto)

Nesse sentido, muitas pessoas, principalmente os jovens, têm cada vez mais reduzido o tempo de interação com o mundo real e se dedicado ao virtual, com a popularização das redes sociais, principalmente. Nesse meio, as pessoas não desenvolvem bem como resolver seus insucessos na vida. Um toque pode deletar o que desagrada. (Reestruture as discussões apresentadas nesse parágrafo)

Um outro fato é que a nova geração tem sido educada de forma mais liberal pelos pais. Os filhos têm menos convivência com a frustração, ouve-se pouco o não, levando muitos ao desenvolvimento inadequado da inteligência emocional. Dessa forma, quando os jovens são expostos às cobranças, tomadas de decisões que o mundo lhes impõe, não conseguem ter uma referência familiar ou no círculo de amizades em quem possam expor seus problemas e dificuldades de adaptação à vida adulta (Reformule essa discussão). Isso pode afetar negativamente a saúde mental e em alguns casos culminar no suicídio. (Reestruture as discussões apresentadas nesse parágrafo)

Portanto, para reduzir a incidência do suicídio entre os jovens é necessário uma ação do Estado, por meio de políticas públicas nas diversas áreas, e da sociedade para mudanças na forma de criação das crianças. Estas, convivendo com mais apoio familiar, aprendendo a conviver com a frustração desde cedo, se tornarão jovens mais confiantes e preparados para encarar os desafios que a vida adulta lhes reserva. (Reestruture e desenvolva a proposta de intervenção)
 

Comentários do corretor


As ideias são pertinentes ao tema, no entanto limitadas. Explore mais as discussões. Elabore um projeto de texto para evidenciar o seu ponto de vista acerca do tema. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     500


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200