A série "13 Reasons Why" narra a história de uma estudante que se suicida após várias falhas culminantes. Fora da ficção, o suicídio entre os jovens também é um problema no Brasil onde, segundo dados do Sistema de Informação sobre Mortalidade, em 2015 o número de mortes causados por esse ato chegou a ultrapassar os 10000. Assim, o tabu e a falta de tratamentos psicológicos tendem ao agravamento dessa questão da saúde pública.
É indubitável que o bullying encontrado, principalmente, nas escolas e nas redes sociais podem acarretar problemas psiquiátricos, como a depressão. Influenciando, dessa forma, a prática e os pensamentos suicidas. Além disso, a falta de diálogo e de intervenções demonstram o despreparo e a desinformação encontrados nos ambientes escolares e familiares. (Discussões pertinentes ao tema, no entanto limitadas)
De acordo com as informações divulgadas pelo Ministério da Saúde, o suicídio é a 4ª maior causa de morte entre jovens no Brasil. De tal modo, pode-se notar o efeito manada, que provoca em alguns indivíduos a mesma reação, devido ao pensamento de o suicídio ser um ato de bravura, como ocorreu em 2016 no jogo Baleia Azul, “romantizando” a autoquíria. (Desenvlvimento limitado)
Contudo, vê-se a necessidade de produções de campanhas educacionais e informacionais feitas pelo Ministério da Saúde. Estas podem ser transmitidas através da imprensa e das redes sociais no mês de setembro, dando ênfase ao período de prevenção ao suicídio. Em soma suma, é importante que o Governo intensifique os investimentos nas formações de profissionais. Dessa forma, será possível a identificação de tendências depressivas. (Proposta de intervenção superficial. Reestruture e desenvolva mais)
Comentários do corretor
As discussões apresentadas são pertinentes, porém limitadas. Elabore um projeto de texto para garantir a progressão de sentido. Além disso, apresente fatos que ilustrem o seu ponto de vista acerca do tema, de modo a evitar a superficialidade. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 500 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |