A temática do ato de causar a própria morte sempre esteve em ascensão na sociedade, pois suas causas variam de acordo com o passar do tempo. Durante o século XVIII (Vírgula) por exemplo, na época do romantismo, quando Goethe publica "Os sofrimentos do jovem Werther", no qual o personagem principal se mata por um amor platônico. E é nessa época também, (Sem vírgula) que os jovens começam a encontrar na morte uma solução para os seus problemas. (Apresente a tese)
O suicídio fica em 2° lugar, (Sem vírgula) como principal causador de mortes entre os jovens. Segundo o Departamento de Saúde Mental e Medicina da UFG, a família representa a condição necessária para o crescimento e desenvolvimento de vínculos que garantam a sobrevivência física, social e afetiva das pessoas. Contudo, o contexto familiar é considerado fator causador para tentativa de homicídio. Perdas de relações afetivas, violência doméstica, doenças mentais ou físicas, ou ao se deparar com novas visões da família e sociedade colocam o adolescente em situação de vulnerabilidade.
Além disso, a escola pode se tornar um cenário favorável no que se refere ao fortalecimento do comportamento suicída. O bullying, um problema enfrentado mundialmente em qualquer escola, está por trás de muitas tentativas de suicídio. O livro "Por lugares incríveis" (Vírgula) de Jennifer Niver, narra a história de dois jovens prestes a escolher a morte. Um deles, Theodore, sofre bullying na sua escola (Cuidado com a ambiguidade). Ele é conhecido como "o esquisito do colégio". Uma história bem parecida com a vida real. O jovem é influenciado facilmente pelas opiniões alheias e, nesta tentativa de se encaixar, passa a agir de forma inconstante. (Não compreende a estrutura do texto dissertativo-argumentativo)
Comentários do corretor
Reveja a estrutura do texto dissertativo-argumentativo, sobretudo a conclusão. Além disso, explore mais as discussões que são apresentadas no texto. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 150 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 0 | Nível 0 - Não apresenta proposta de intervenção ou apresenta proposta não relacionada ao tema ou ao assunto. |
NOTA FINAL: 450 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |