Os jovens atualmente estão se deparando com vários desafios (Vírgula) tais como os sociais (Como assim? Reformule), com o próprio corpo e até mesmo com os estudos. Esses problemas acabam deixando-os muito tristes e solitários (Vírgula) levando-os a tomar decisões preciptadas, é o caso de recorrerem ao suicídio. (Desenvolva mais as discussões do parágrafo de introdução, pois elas serão retomadas ao longo do texto. Além disso, apresente a tese)
A adolescência é o período de descobrimento pessoal e é no mesmo estágio que eles se deparam com muitas dúvidas e inseguranças, algumas vezes por não se sentirem enquadrados nos padrões que a sociedade impõem e por diversas ocasiões terminam desprezando o próprio corpo pelos mesmos motivos. (Discussão limitada. Reestruture e desenvolva mais)
Outras dificuldades a qual as quais a juventude pode encontrar é com a escola, pois, (Sem vírgula) é nesse lugar que os mesmos (Use somente quando houver ideia de igualdade) ficam pensando em melhorar (Vírgula) e no futuro acham-se ansiosos, também cansados, estando esgotados emocionalmente, logo, prejudicados psicologicamente (Vírgula) interferindo de forma negativa na vida dos estudantes. (Desenvolvimento limitado)
Hoje, para tentar diminuir as taxas de suicídio o Ministério da Saúde promove o o setembro amarelo, que são campanhas de prevenção e conscientização para o completo corpo social que ocorre durante todo o mês referente. (Não compreende a estrutura do texto dissertativo-argumentativo)
Esse contratempo pode ser resolvido com coneversas conversas, tanto com profissionais da área quanto com amigos e familiares. O Ministério da Saúde (Vírgula) juntamente com o Ministério da Educação (MEC), deveriam promover, (Sem vírgula) não apenas no mês de setembro (Vírgula) mas durante todo o ano, (Sem vírgula) campanhas em escolas (Vírgula) já que é nesse ambiente onde se tem maior consentração de jovens para conscientizar da importância da vida e de como resolver os seus problemas pessoais. Os professores deveriam (Os professores deveriam ou devem? Reflita e reestruture) receber capacitações para também saber lidar com essas situações.
Desse modo, fazer a juventude entender o quanto viver é importante e (Vírgula) que desistir nunca é a melhor opção e que os problemas sempre irão existir (Vírgula) mas que cabe a cada um saber como passar por eles. Então, (Sem vírgula) tentar para que assim haja a diminuição do suicídio entre os jovens no Brasil. (Não compreende a estrutura do texto dissertativo-argumentativo)
Comentários do corretor
Reveja a estrutura do texto dissertativo-argumentativo, sobretudo desenvolvimento e conclusão. Além disso, explore mais as discussões apresentadas, pois estão desenvolvidas de modo superficial. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 50 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 450 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |