O seriado “Os 13 porquês” relata motivos que fez fizeram a jovem Hannah Baker tirar a própria vida. Fora das telas, o suicídio tem se tornado cada vez mais comum, portanto, é um problema que precisa ser solucionado. (Desenvolva mais as discussões do parágrafo de introdução)
A falta de apoio da família, seja na parte profissional ou na sexualidade dos filhos, a pressão que é imposta psicologicamente em época de vestibulares (Vírgula) e, (Sem vírgula) até mesmo, (Sem vírgula) dentro da faculdade por professores, a homofobia e abusos sexuais, (Sem vírgula) são pontos que implicam no suicídio de muitos jovens e adultos, sendo estes abalados de tal maneira que não acham mais sentido em viver, assim, (Sem vírgula) tomando medidas irreversíveis. (Abordagem superficial do tema)
Na série citada, é explicito o jeito como a jovem se suicida, embora apareçam telefones e avisos de prevenção, jovens que pensam a respeito e assistem a série, acabam sendo induzidos (Reformule essa ideia). O suicídio causa um transtorno coletivo em famílias e amigos, como a depressão, o divórcio, o isolamento, (Sem vírgula) e (Vírgula) inclusive, mais suicídios. É um impacto psicológico muito forte e poucas pessoas conseguem lidar com isso. (Discussão superficial das ideias apresentadas)
Dessa forma, devem ser tomadas medidas para resolver o assunto em questão. Seria interessante que o Ministério da Educação (MEC), juntamente ao Ministério da Saúde (Vírgula) promovesse palestras de conscientização nas escolas, demonstrando como ajudar uma pessoa nessa situação, além de falar da importância da terapia e da conversação, onde nesses casos são de suma importância, podendo ser uma palestra aberta ao público da região do colégio, além divulgar os números do CVV, Centro de Valorização da Vida, que é um atendimento voluntário para o apoio emocional. (Desenvolva mais a proposta de intervenção, pois está superficial)
Comentários do corretor
As ideias apresentadas ao longo do desenvolvimento precisam ser mais exploradas para evitar a superficialidade. Desse modo, elabore um projeto de texto que auxiliará na progressão de sentido. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 500 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |