Suicídio:Uma geração de tristezas - Banco de redações


O suicídio entre os jovens: como resolver esse problema?

Enviada em: 18/07/2018

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Infelizmente, observa-se que os índices de suicídio vem aumentando progressivamente, o que atinge principalmente jovens entre 15 a 29 anos. Geralmente, os motivos podem ocasionar diversos fatores (Reestruture essa ideia), entre eles, (Sem vírgula) problemas ou traumas que não conseguem resolver, tendo como única saída, (Sem vírgula) tirar sua própria vida, para assim, (Sem vírgula) garantir a paz necessária. (Reestruture as discussões do parágrafo de introdução. Apresente a tese)

Segundo estatísticas, o suicídio é considerada a segunda causa de morte no mundo inteiro. Somente no Brasil, cerca de 25 pessoas morrem todos os dias, o que está deixando profissionais bastante preocupados. Perante a isso, considera-se como um problema de saúde pública, pois são um dos casos mais atendidos nas emergências, ficando atrás da violência urbana e dos acidentes de trânsito. Outro ponto importante é que o paciente não recebe o tratamento imediato, já que psicólogos e enfermeiros que realizam os atendimentos, (Sem vírgula) não possuem conhecimento dos sintomas (Cuidado ao fazer esse tipo de afirmação) e acabam não conseguindo confirmar que aquele paciente realmente possui um problema psicológico, deixando chegar a um estágio bastante avançado (Abordagem superficial). Quanto mais cedo o diagnóstico, melhores são as possibilidades de conseguir ter uma vida feliz, sem com que acabe em uma tragédia. (Reestruture e explore mais as discussões apresentadas nesse parágrafo)

Para Jean-Paul Sartre, filósofo do século XX, afirma (Problemas na construção de sentido) com base em seus estudos que o suicídio é um erro e não pode ser cometido pelo ser humano, pois a morte não irá trazer nenhum significado a sua vida. Nós nascemos (Evite primeira pessoa) sem a razão, mas passamos (Evite primeira pessoa) a adquirir-lá durante nossa (Evite ideia de primeira pessoa) vida, ou seja, o que acontece em nossas (Evite ideia de primeira pessoa) vidas não quer dizer ao certo, (Sem vírgula) a imperfeição do indivíduo. (Discussões superficiais)

Contudo, a única forma de amenizar as elevadas taxas de suicídio é ter pessoas especializadas que possam trabalhar nessas situações, pois existem poucos profissionais para atender muitas pessoas e por apresentar grandes demandas, nem todos os pacientes iniciam o tratamento. Isso pode ser feito com o incentivo dos órgãos públicos, (Sem vírgula) para abrir concursos nessas áreas (Vírgula) e a realização de palestras, (Sem vírgula) para mostrar os cuidados e as prevenções do suicídio, que destroem o meio familiar. (Desenvolva mais a proposta de intervenção, pois está superficial)
 

Comentários do corretor


As discussões estão superficiais. Desse modo, elabore um projeto de texto e apresente fatos que possam ilustrar o seu posicionamento acerca do tema. Além disso, reveja coesão e coerência, uma vez que há problemas na construção de sentido. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     500


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200