O Efeito Werther durante a adolescência - Banco de redações


O suicídio entre os jovens: como resolver esse problema?

Enviada em: 12/07/2018

Status:

Corrigida
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Em 1974 (Vírgula) o sociólogo David Phillips cunhou o termo ''Efeito Werther'' para designar a influência de um suícido amplamente divulgado sobre novos casos de suicídio. O termo se deve ao romance ''Os sofrimentos do jovem Werther'' no qual o protagonista tira sua própria vida em razão de um relacionamento amoroso. A relação entre a popularização de famosos casos de suícidio e o crescente número de vitímas mostra a necessidade de controlar a idealização do auto-homicídio como uma soluçãopara solução para um determinado problema ou para promover a ascensão social.

Na literatura adolescente, (Sem vírgula) observa-se que os sintomas da depressão são bastante frequentes e se dão atráves através de problemas cotidianos como: uma nota baixa na escola, o desentendimento com os familiares mais próximos ou a constante rejeição social. Tais problemas são característicos entre os jovens e se devem á a singularidade da comunidade correspondente a essa faixa etária. Destarte, o suícidio mostra-se como uma alternativa a estes impecilhos. (Discussão superficial do tema)

Além disso, não há profissionais capacitados nas escolas ou nas clínicas públicas de saúde (Cuidado com esse tipo de afirmação. Reestruture essa ideia) responsáveis pela saúde mental dos adolescentes (Vírgula) prejudicando aqueles que são menos abastados e não são capazes de pagar por um tratamento particular. (Abordagem superficial)

Dado o exposto, cabe ao governo federal elaborar atráves do Ministério da Saúde campanhas que visam a prevenção do suícidio, indo até as escolas e universidades. Como também, o Estado deve ser responsável pelo controle do noticiário nacional conforme as normas da OMS (Organização Mundial da Saúde) (Vírgula) que procuram minimizar as notícias relacionadas ao suicídio, (Sem vírgula) em razão daqueles que estão mentalmente fragilizados. (Desenvolva a proposta de intervenção)

Comentários do corretor


As discussões apresentadas estão limitadas. Apresente fatos, explore mais as ideias no texto para evitar a superficialidade. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     600


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200