Desde o iluminismo, entende-se que a sociedade só progride quando um se mobiliza pelo outro.No entanto quando se observa o númerode número de casos de jovens que tiram a vida por motivos psicológicos ou emocionais, convém analisamos (Evite primeira pessoa) os efeitos e consequência dessa problemática. (Desenvolva mais as ideias do parágrafo de intodução, pois elas serão retomadas ao longo do desenvolvimento. Apresente a tese)
Segundo dados do IBGE (Instituto brasileiro de geografia e estàtisticas), o suicídio é a segunda maior causa de morte entre jovens de 15 e 19 anos, isso pode ser causado por vários pontos, seja psicológicos, que requerem tratamentos e acompanhamento psicológico, ou emocionais, que muito das vezes passa despercebido pelos pais. (Discussões superficiais. Explore mais as ideias apresentadas)
Outrossim, destaca-se que esses ideais ideal iluminista é contestado apenas na teória teoria e não na prática (Como assim? Reestruture essa ideia), tendo em vista a falta de acompanhamento escolar para com seu jovens. (Vírgula) que acabam cometendo o ato de tirar a própria vida como uma forma de fazer passa sua dor ou até mesmo punir pessoas próximas a ele ou ela (Ponto final)
Destaca-se, portanto, uma inião (?) dos ministérios da saúde e educação, (Sem vírgula) para ministrarem palestras em escolas de ensino fundamental e médio com especialistas falando sobre o assunto para pais e alunos, é e acompanhamento parental, incentivando seus filhos e filhas a falarem sobre o assunto, poís pois (Vírgula) segundo Durkheim: o homem mais do que formado da sociedade, é um produto dela (Em caso de citação, use aspas para demarcar o pensamento de outrem). (Desenvolvimento superficial da proposta de intervenção)
Comentários do corretor
As discussões apresentadas no texto estão superficiais, desse modo apresente mais fatos que estejam relacionados com o tema para ilustrar o seu posicionamento acerca do tema. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 500 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |