Cessar o mal pela raiz - Banco de redações


O suicídio entre os jovens: como resolver esse problema?

Enviada em: 11/07/2018

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

A pré-adolescência é a fase de transformações na vida do ser humano, sejam elas físicas ou psíquicas. Dessarte, é possível afirmar que as indagações frente a questões sociais são normais, já que há uma "mente em formação". Assim, é importante a presença de acompanhamento familiar ou profissional neste período juvenil que causa o aumento dos índices de suicídios. (Reestruture as discussões do parágrafo de introdução)

"O que me preocupa não é o grito dos maus, mas o silêncio dos bons", já dizia Martin Luther King - líder do movimento contra a segregação racial nos EUA -. De fato, o silêncio de quem passa dificuldades é uma preocupação, majoritariamente quando se trata de jovens que buscam respostas para suas dúvidas sem conselhos de pessoas experientes. Por isso, é fundamental que nessa época a família seja a melhor amiga dos integrantes mais novos, a fim de promover diálogos que os aproximem para possíveis soluções. (Como essas discussões se relacionam com o tema proposto? Reestruture)

Ademais, a escola é outra instituição social que deve "voltar seus olhos" para seus alunos. O desempenho nas aulas e provas podem ser reflexos de uma vida conturbada, pois os estudantes que passam por depressão dificilmente conseguirão manter suas notas em alto patamar ou até mesmo uma boa relação com os professores e colegas de classe. Portanto, é indispensável a participação do colégio na conciliação do racional com o emocional, apelando, eventualmente, para consultas psicopedagógicas. (Abordagem superficial do tema) 

Em suma, a adolescência é uma etapa de mudanças, (Sem vírgula) que podem originar distúrbios. Justamente por essa afirmação é que faz-se necessário a supervisão dos responsáveis por meio de conversas e orientações, bem como o ambiente escolar com o intuito de unir pais e filhos através da compreensão, promovendo debates, palestras e consultas com psicólogos. A mídia é outra aliada ao alertar com propagandas nos horários nobres os motivos que levam o suicídio entre os jovens. (Proposta superficial)

Comentários do corretor


Explore mais as discussões apresentadas, uma vez que estão superficiais. Além disso, elabore um projeto de texto para garantir a progressão de sentido. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     600


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200