É de conhecimento geral que, (Sem vírgula) o suicídio é um assunto muito delicado ao ser abordado, pois (Vírgula) falando em termos afetivos (Vírgula) vai além de uma vida tirada, logo, é muita dor envolvida, sofrimento e angústia a todos os entes próximos de determinado indivíduo (Evite esse tipo de construção). Baseando-se nisso (Vírgula) quando alguém se mata essa é porque pessoa perdeu meios de raciocínio lógico á a ponto de não pensar nas consequências futuras. (Problemas na construção de sentido. Reformule as discussões do parágrafo de introdução e apresente a tese)
Ainda assim, é viável entender mais profundamente o comportamento humano, (Sem vírgula) e levar a sério qualquer atitude fora do comum (Reestruture essa ideia. Que atitude fora do comum? Explore essa discussão no texto). Pode-se afirmar que quando uma pessoa se mata a mesma (Use somente quando houver ideia de igualdade) chegou no seu último ponto emocional suportável, e, infelizmente, a maior porcentagem em dados estatísticos de vítimas de depressões, traumas e problemas psíquicos são os jovens, que consequentemente são o público que cometem maior (Ficou estranho) mais suicídio. (Discussões superficiais)
Entretanto, para entender melhor esse raciocínio, existe milhares de ensinamentos psíquicos que ajudam as pessoas, grupos e etnias a terem seu autoconhecimento, como por exemplo, a idéia do grande Psicanalista Freud, (Ponto final) Ele defende que o suicídio não é o mesmo que o instinto de morte. O instinto de morte não pode necessariamente expressar-se em suicídio. Além disso, o instinto de morte é natural no desenvolvimento do ser humano. Outro grande pensador que pode-se citar é Sócrates, segundo o filósofo (Dois pontos) “existe um mal, a ignorância, e um bem, a sabedoria” (Ponto final) Através dessa filosofia fica fácil de entender que não deve-se ignorar um ser com qualquer tipo de comportamento estranho (Evite esse tipo de construção no texto), e, (Sem vírgula) sim procurar saber qual motivo levou a esse fim. (Pouco desenvolvimento dos fatos apresentados)
Em vista para combater os argumentos apresentados (Reestruture essa ideia), pode haver parcerias entre o governo, comunidade e família, como palestras de orientação comunicativa para informar as pessoas que precisam relatar seus problemas para dar início aos tratamentos, podendo assim compreender se é melhor ir a um psicólogo, psiquiatra ou psicoterapeuta. Deve-se ter inclusão de alguns desses profissionais em todas as instituições e a mídia como grande influenciadora para chamar a atenção do público para tal problema. (Proposta de intervenção superficial. Reformule)
Comentários do corretor
As discussões apresentadas no texto são pertinentes ao tema proposto, mas precisam ser mais desenvolvidas. Desse modo, elabore um projeto de texto para garantir a progressão de sentido. Além disso, reveja coesão e coerência, uma vez que há problemas na construção de sentido. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 150 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 550 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |