O suicídio como uma forma de autodefesa - Banco de redações


O suicídio entre os jovens: como resolver esse problema?

Enviada em: 11/07/2018

Status:

Corrigida
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Desde o inicio do século XXI, os casos de suicídio aumentaram de maneira significativa no Brasil. Segundo o levantamento feito pelo sociólogo Júlio Jacobo, entre 2000 e 2015, os casos de suicídio de jovens entre 15 e 19 anos cresceram 45%. (Desenvolva mais as discussões do parágrafo de introdução e apresente a tese)

É de conhecimento geral que, na maioria das vezes, o suicídio tenha sido causado pela depressão. Entretanto, a série "Os 13 porquês", lançada pela Netflix em março do ano passado (Vírgula) e inspirada no livro de Jay Asher, mostra que essa atitude extrema também pode ter seus fundamentos no bullying. Esses casos apenas dão razão á a frase de Sêneca, (Dois pontos) viver significa lutar (Em caso de citação, use aspas). Mas, (Sem vírgula) ainda sim é possível tornar essa luta um pouco mais justa e igualitária. (Reestruture e explore mais as discussões apresentadas nesse parágrafo)

A internet, como uma das principais formas e comunicação do mundo globalizado, dispõe de muitos serviços de atendimentos gratuitos para pessoas que pensam em cometer suicídio. É importante lembrar que o Centro de Valorização da Vida, CVV, atende pelo número 188 e pode ajudar significativamente alguém que pensa em tirar sua própria vida. Esse tipo de iniciativa deve ser incentivada e valorizada, tendo em vista que muitas vezes a pessoa com pensamentos suicidas se sente constrangida em se abrir com amigos e familiares. (Reestruture as discussões)

Logo, podemos (Evite primeira pessoa) concluir (Redundante, uma vez que se trata de um parágrafo de conclusão) que não há maneira mais efetiva de diminuir os números alarmantes de suicídio do que saber identificar os sinais que uma pessoa depressiva e com pensamentos suicidas dá (Reformule essa ideia). Para isso, o Ministério da Saúde (Vírgula) em conjunto com a mídia, deve promover campanhas que falem sobre esse assunto que ainda é considerado tabu (Essa ideia não foi explorada no texto). As instituições escolares também podem participar desse processo incentivando os pais e responsáveis a participarem e observarem ativamente o comportamento dos filhos. (Reformule a proposta de intervenção, pois está superficial)
 

Comentários do corretor


As discussões apresentadas precisam ser mais exploradas para evitar a superficialidade. Além disso, elabore um projeto de texto para garantir a progressão de sentido. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     600


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200