Muito se discute o porquê de tantos jovens se suicidarem, o real motivo dessa prática ter aumentado nos últimos anos. E dentre tantos fatores relacionados a tal prática alguns se destacam, como: transtornos mentais e a falta de implementação de políticas públicas voltadas a esse caso. (Desenvolvimento limitado. Desenvolva mais o parágrafo de introdução e apresente a tese)
Vale ressaltar que transtornos mentais não acometem só jovens, mas pessoas em geral de idades variadas (Redundante), os que mais se destacam são: esquizofrenia, depressão, ansiedade e bipolaridade (Problemas na construção de sentido). Eles causam comportamentos variados como, por exemplo, isolamento social, pensamentos desanimadores, falta de interesse em viver, disfunção dos neurotransmissores do cérebro. O suicídio para essas pessoas tornou-se um meio de diminuição de tantos problemas e dores que sentiam, como se fosse o único refúgio ou a única saída que tinham para tentar acabar com o que estava causando tanto sofrimento. (Discussão superficial das ideias apresentadas)
A implementação de políticas públicas sobre o tema sofre de escassez, apesar de não estar tão silenciado como já foi. A prevenção ao suicídio ainda necessita de ações, palestras mais acessíveis, divulgação sobre o problema e como a sociedade pode auxiliar nessa prevenção. Recursos capazes de disponibilizar ao jovem que pensa em se suicidar motivos para não cometer tal prática (Problemas na construção de sentido). É necessário mostrar ao jovem que ele precisa trabalhar a sua saúde (Cuidado com a ambiguidade) mental assim como trabalha o seu corpo, eles andam juntos. Seria bem-vindo, (Sem vírgula) não um “manual”, mas propagandas, filmes, ou até mesmo livros que fizessem o jovem repensar sobre suas práticas e como poderia solucionar seus problemas buscando outro meio que não fosse o suicídio. (Discussão superficial)
Dessa forma, transtornos mentais são algum dos fatores que podem causar a prática do suicídio, a falta de implementação de políticas públicas sobre o tema também se torna significativo, visto que o auxílio, a conscientização de jovens, o apoio da sociedade para o combate a essa prática são essenciais para que se consiga mostrar a esses jovens que existem outras saídas. (Desenvolva a proposta de intervenção, uma vez que está limitada)
Comentários do corretor
Desenvolva mais as discussões apresentadas no texto, pois estão superficiais. Apresente fatos e os explore no texto. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 50 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 450 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |