Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde) (Vírgula) o suicídio é a segunda causa de morte entre os jovens em todo o mundo. A informação é preocupante, pois significa que uma grande parte dos jovens vê no fim da vida a única forma de encerrar seus problemas. (Desenvolvimento limitado. Apresente a tese)
As causas de um suicídio podem ser diversas, como ansiedade, depressão, tristeza, solidão. Em um mundo movido pelo entretenimento e aparências, a descoberta de uma tentativa de suicídio muitas vezes é percebida tarde demais quando não há mais forma de reverter à a situação. É preciso que amigos e parentes estejam atentos a possíveis sintomas que o jovem apresente (Vírgula) a fim de auxiliá-lo a repensar caso esteja pensando nesta possibilidade. (Discussão superficial. Reestruture e desenvolva mais)
O suicídio não é “frescura” ou para chamar atenção (Vírgula) e sim uma atitude tomada por alguém que não vê mais razões para persistir. Esta questão precisa ser debatida pelas principais autoridades do mundo (Vírgula) a fim de diminuir os números tão altos de morte por este motivo. É preciso que ocorram campanhas e divulgação do assunto nos principais meios de comunicação para que todos entendam a seriedade do problema. (Discussão superficial)
O suicídio não afeta somente o infrator, e sim todos que convivem com o jovem que optou por isto, a pergunta do porquê da escolha e culpa por não ter descoberto antes ronda a amigos e familiares. É importante saber a importância do assunto nos dias atuais e entender como ele afeta a sociedade em geral. (Apresente e desenvolva a proposta de intervenção)
Comentários do corretor
As discussões apresentadas no texto estão desenvolvidas de modo superficial. Dessa forma, explore mais as ideias. Além disso, elabore um projeto de texto para garantir a progressão de sentido. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 500 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |