A taxa de suicídio vem crescendo mundialmente de forma excessiva nos últimos anos. Entre os jovens é algo que a cada ano torna-se mais frequente e, consequentemente, comum. Um adolescente às vezes rico, que tem tudo, pode vir a cometer o ato de se matar. Mas independentemente da condição social, deve-se entender que o pensamento de um suicida tem uma série de dificuldades que antecedem a ação final, isto é, problemas psicológicos levam a reflexão de que a única solução é tirar a vida de si próprio, além da falta de atenção familiar; mais precisamente dos pais. Quando não se tem apoio alheio, a pessoa sente-se sozinha, chegando à conclusão de que se matar é a melhor saída, o que não é verdade (Reformule essa ideia).
Os problemas psicológicos mais comuns que levam alguém a tirar sua vida (Cuidado com a ambiguidade) são ansiedade, depressão e síndrome do pânico. O indivíduo juvenil que sofre com qualquer um destes pode não ter compreensão daquilo que sente e, assim, não procurar a ajuda necessária. Além disso, em muitos casos, o jovem tem vergonha de si mesmo e por conta de tamanha sensibilidade que esse impasse psicológico tem como consequência sobre tal, o púbere pode vir a sofrer bullying (Reestruture essa ideia). O preconceito de outras pessoas contra um alguém que passa por problemas psíquicos encadeia ao pensamento de solidão, já que o mesmo (Use somente quando houver ideia de igualdade) não tem a quem recorrer quando necessita compartilhar o que lhe aflige, assim, o suicídio acaba sendo visto como uma opção plausível de livrar-se da dor. (Discussão superficial. Reestruture)
Diante de tais problemas que atingem o mental do adolescente, existe a falta de atenção dos pais. As fases da puberdade e da adolescência necessitam muitíssimo de uma atenção maior, até porque o indivíduo sofre inúmeras mudanças mentais e físicas nessa transição. Uma conversa com os pais no dia a dia faz-se cada vez mais essencial, visto que criança quer brincar, porém, o adolescente não deseja mais isso e começa a entrar numa fase onde em que, muitas vezes, não se compreende diante das suas modificações (Reformule essa ideia). Assim, iniciam-se as chamadas crises existenciais, sem o diálogo com quem mais deveria ser presente nessa fase o adolescente passa a recorrer a outras pessoas e outras informações que, em inúmeros casos, não são boas; metendo-se em grandes impasses prejudiciais a sua vida, como o uso de drogas. Parece que não, todavia, o uso de substâncias ilícitas é uma forma de livrar-se do que lhe faz mal e ter momentos de prazer e felicidade, porém, o efeito passa e cada vez é preciso usar mais e mais, tanto pela abstinência como pelo motivo de sentimentos ruins, que se guardados somente para si, tornam-se insustentáveis para que uma pessoa aguente sozinha. Dessa forma, o jovem encontra o refúgio no suicídio para acabar com o turbilhão de sentimentos que lhe invadem. (Discussões superficiais. Delimite e desenvolva mais)
É notório, por conseguinte, que a adolescência é uma fase em que o jovem necessita de uma maior atenção familiar em sua vida. Ainda, o sistema escolar deve estar preparado com um auxílio psicológico para os casos em que o aluno sofra com tais impasses mentais e não tenha a ajuda necessária em casa, dessa maneira o mesmo (Use somente quando houver ideia de igualdade) poderá conversar e expor seus problemas para alguém que saiba como ajudá-lo. Para isso, políticas públicas carece ser expugnadas por parte do Ministério da Educação (MEC) e Ministério da Saúde (MS) em junção propondo palestras nas escolas que discutam tais problemas que possam vir a confundir o jovem, para que desse modo tal (Reestruture essa ideia) perceba que o suicídio não é a saída e que não é só ele, e sim inúmeras pessoas passam e compartilham de sensações parecidas com as que lhe afetam. (Reestruture a proposta de intervenção)
Comentários do corretor
Embora as discussões sejam pertinentes ao tema, estão desenvolvidas de modo superficial. Além disso, observe que o texto não deve ultrapassar o limite de 30 linhas. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 500 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |