Ato final - Banco de redações


O suicídio entre os jovens: como resolver esse problema?

Enviada em: 05/07/2018

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

O suicídio é o ato de acabar com a própria vida.Essa ação é motivada por algum transtorno afetivo como depressão ou pelo sentimento de pressão social.No Brasil,casos de suicídio ou tentativa dele estão se tornando cada vez mais comum entre os jovens,e isso mobilizou o Ministério da Saúde que pretende combater este mal através de ampliação da vigilância, prevenção e atenção integral ao jovem. (Apresente a tese)

Com o advento da internet,cada vez mais o jovem está vulnerável a frases, vídeos,músicas, pensamentos que incentivam a prática do suicídio (Como assim?). Segundo um levantamento realizado pelo sociólogo Julio Jacobo Waiseefisz, casos de suicídio entre jovens aumentaram a uma taxa exorbitante (65% entre pessoas de 10 a 14 anos e 45% entre pessoas de 15 a 19 anos) entre 2000 e 2015 no Brasil, mostrando que cada vez mais os adolescentes estão se sentindo sozinhos e cheios de amarguras,optando acabar com a própria vida para encerrar o sofrimento sentido por eles. (Discussão superficial. Reestruture e desenvolva mais)

A cada dia (Vírgula) cerca de 3 mil pessoas decidem deliberadamente pôr um fim à sua (Cuidado com a ambiguidade) vida, fazendo com que o suicídio já se torne a segunda maior causa de mortes de jovens no mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) .Por intermédio do número crescente de casos de suicídio foi criado no Brasil a Central de Valorização da Vida que tenta auxiliar e escutar às as pessoas que ligam no número 188 ou 141 para pedir ajuda ou apenas conversar com alguém para que ela não se sinta sozinha. (Reestruture as discussões apresentadas nesse parágrafo)

Portanto,o suicídio é uma maneira com que muitos adolescentes acham para acabar com o sofrimento sentido por eles. Contudo, o ato de tirar a própria vida é um caminho sem volta (Vírgula) e para tentar resolver esse problema é necessário uma maior vigilância dos pais, palestras nos colégios alertando para esses problemas, programas na comunidade para conversar, aconselhar o jovem e mais projetos como a Central de Valorização da Vida. É necessário uma maior preocupação das pessoas para esse problema (Proposta superficial), só assim a sociedade se tornará um lugar mais harmônico e preocupado com o bem-estar de todos. 

Comentários do corretor


As discussões apresentadas são pertinentes ao tema, no entanto precisam ser mais desenvolviidas. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 150 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     650


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200