O suícidio entre os jovens: como resolver esse problema? - Banco de redações


O suicídio entre os jovens: como resolver esse problema?

Enviada em: 05/07/2018

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a depressão e o bullying são dois dos principais motivos que levam um jovem a cometer suicídio. Umas das principais causas é: experiências de vida consideradas humilhantes, falta de perspectiva de vida, insegurança com o próprio corpo e com a sexualidade, (Sem vírgula) podem levar um adolescente a depressão e a começar a ter pensamentos suicidas. (Desenvolva mais o parágrafo de introdução. Apresente a tese)

No Brasil, o índice de suicídios na faixa dos 15 a 29 anos é de 6,9 casos para cada 100 mil habitantes. De acordo com a OMS, 800 mil pessoas cometem suicídios todos os anos. E para cada caso fatal há pelo menos outras 20 tentativas tentativas fracassadas. (Desenvolvimento limitado)

Para especialistas (Quais? Especifique mais), suicídios são mais do que fatalidades. Pesquisas acadêmicas revelam que pelo menos 90% dos adolescentes que se matam têm algum tipo de problema mental. (Desenvolvimento limitado)

Neste caso, um efeito positivo inverso seria encorajar as pessoas a procurar ajuda psicológica. Todos os adolescentes devem ser orientados no sentido de entenderem que precisam de ajuda e que podem enfrentar e vencer os problemas de vida. (Como isso é possível? Reestruture e desenvolva mais o parágrafo de introdução)

Comentários do corretor


Reveja a estrutura do texto dissertativo-argumentativo, sobretudo desenvolvimento e conclusão. Além disso, apresente mais fatos e explore mais as ideias no texto. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     450


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200