- Banco de redações


O suicídio entre os jovens: como resolver esse problema?

Enviada em: 04/07/2018

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Na crise de 1929, várias pessoas se mataram por medo de não conseguir sustentar sua família (Cuidado com a ambiguidade). Porém, o que descola (?) a sociedade, e principalmente os jovens do século XXI, são as famílias más estruturadas, fato que interfere diretamente no psicológico do ser humano. Além disso, a cobrança excessiva por parte dos responsáveis de um sucesso imediato causa frustações nos jovens. (Reformule as discussões no parágrafo de introdução. Além disso, apresente a tese)

De acordo com a sociologia, a família é o principal pilar na formação social de um indivíduo.O lar é o lugar onde se ouve o primeiro elogio, crítica, que se aprende a ter respeito pelos outros e por si mesmo. Com isso, quando a criança cresce em um local desarmonioso, ela se torna um adolescente "problemático", que vai mal na escola (Vírgula) e provavelmente não terá fortes vínculos afetivos. (Discussões superficiais. Reestruture e desenvolva mais)

 

 

 

 

Dados do Ministério da Saúde revelam que, no Brasil, o suicídio de pessoas entre 15 e 19 anos aumentou 20% de 2011 a 2016. Nessa faixa etária, é comum a exigência dos pais, amigos, por um triunfo que ainda não é o momento de acontecer. E quando não conseguem o êxito com a rapidez esperada, acabam achando que não conquistaram mais nada e que não acrescentam em nada no mundo. (Discussão superficial. Apresente mais dados, explore mais as ideias no texto)

 

 

 

 

Diante do exposto, é de suma importância a intervenção psicológica para o bem do público juvenil. O Ministério da Educação (MEC) deve implantar orientadores em todas as escolas, com o intuito de ajudar os alunos com seus problemas pessoais, como também contribuir para escolhas de seu futuro sem a influência de ninguém. (Reestruture e desenvolva mais a proposta de intervenção) 

 

 

 

 

 

 

Comentários do corretor


As discussões apresentadas no texto são pertinentes ao tema, no entanto precisam ser mais exploradas, uma vez que estão desenvolvidas de modo superficial. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     500


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200