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O suicídio entre os jovens: como resolver esse problema?

Enviada em: 03/07/2018

Status:

Corrigida
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Tem se tornado cada vez mais frequente a ocorrência de suicídios na sociedade, principalmente entre adolescentes e jovens. Desse modo, são muito os fatores que proporcionam o indivíduo a cometer um atentado contra a própria vida, tais como o bulliyng - muito comum a prática entre pessoas com faixa etária de 12 a 24 anos- sofrido no cotidiano escolar, e a exclusão social, seja por gênero ou classe social, por exemplo. Tal realidade poderia ser evitada com pequenas percepções de pessoas próximas, como os pais e familiares, professores e colegas de classe, os quais não se atentam a mudança comportamental (Cuidado ao fazer esse tipo de afirmação) da vítima e não proporcionam o auxílio necessário.

A princípio, muitos casos de violência são ignorados por pessoas que assistem. Por exemplo, nos meios educacionais, onde um determinado aluno é alvo de brincadeiras desagradáveis, e mesmo com a insatisfação que tende a demonstrar, o educador e os demais estudantes não interferem para impedir tal situação e nem mesmo denunciam, na maioria dos casos. Sob essa lógica, percebe-se que o padecente fica exposto aos atos sociais, causando indignação, raiva e desgosto do ambiente em que frequenta. De maneira análoga, surgem problemas de saúde como a depressão, na qual o autocídio é utilizado para por fim na situação problemática. (Discussões superficiais)

Cabe ainda pontuar que muitos casos de suicídio poderiam ser evitados caso houvesse o conhecimento da situação em que o indivíduo se encontra. O A mudança de comportamento é demonstrada através do isolamento, consumo de álcool e drogas ilícitas (Vírgula) e ainda pela agressividade. Em 2017, a série "13 reasons why" - uma série americana que relata a violência sofrida por uma estudante, a qual deixa gravado treze motivos que a levou a se suicidar - fez com que o mundo olhasse com mais cautela para o problema, adquirindo apoio da comunidade internacional, e certamente evitou muitas tragédias que poderiam ocorrer caso passassem despercebidas.

Fica evidente, diante desse quadro, que é de suma importância todas as pessoas estarem atentas ao comportamento de seus familiares, afim a fim de poder agir e evitar tragédias, levando-as a tratamentos e acompanhamentos com especialistas, como psicólogos. E ainda, as escolas por meio de palestras e atividades extracurriculares devem tratar o tema com maior seriedade, corrigindo posturas violentas e advertindo para a solução de tal problema. E por outro lado, quem se sente constrangido com situações de agressões, sejam elas físicas, verbais ou psicológicas, devem procurar assistência de autoridades, (Sem vírgula) através de queixas. Para uma formação de uma sociedade com princípios morais, o processo de educação deve-se começar pela base, moldando os pensamentos das crianças para que crescem cresçam com dignidade e respeito ao próximo. (Reestruture e desenvolva mais a proposta de intervenção)

Comentários do corretor


As discussões apresentadas são pertinentes ao tema, mas precisam ser mais exploradas no texto. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     650


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200