Algo bastante acompanhado no decorrer dos anos é a questão do suicídio, onde milhares de pessoas cometem uma atrocidade com si próprio de maneira irreversível, deixando familiares, amigos, seus próprios sonhos e aquele vazio dentro de nós (Evite ideia de primeira pessoa) juntamente com um ponto de interrogação imenso, sobre os motivos que induziram e provocaram a cometer o ato. (Reestruture as discussões do parágrafo de introdução. Além, apresente a tese)
Geralmente tudo se inicia dentro de casa, envolvendo problemas familiares, sejam por exclusão, maus tratos físicos ou verbais, são vários outros fatores que influenciam de maneira negativa a vida do indivíduo, abusos sexuais, depressão e o bullying, triste realidade acompanhadas no dia a dia, amedrontando a vítima, que cada dia se fecha psicologicamente, criando um lapso negativo com o mundo ao seu redor. (Discussões superficiais. Reestruture)
As plataformas digitais ganham parte através do cyberbullying, que é uma violência praticada com alguém pela internet ou de qualquer outra tecnologia relacionada, difamando, insultando ou atacando covardemente pessoas, seja por opção sexual ou pela cor da pele, preconceitos conhecidos como homofobia e racismo. As vítimas se sentem deslocadas da sociedade, indiferentes, sendo tomada pela tristeza, onde em que o suicídio acaba sendo a última hipótese. (Discussões superficiais)
Diante dos fatos supracitados, há uma ampla visão do problema que estamos (Evite ideia de primeira pessoa) lidando, se agravando cada dia mais, com aquela dúvida de como resolver esse problema, como amenizar essa situação? (Reformule essa ideia) Acredito (Evite primeira pessoa) que o apoio familiar seja essencial para que isso ocorra, leis severas para qualquer tipo de preconceito ou bullying. Fiscalizações digitais encontrando e punindo os autores, contando com o apoio da sociedade orientando dentro das escolas, tendo mais atenção com os jovens. (Reformule a proposta de intervenção)
Comentários do corretor
As discussões apresentadas precisam ser reestruturadas. Elabore um projeto de texto para garantir a progressão de sentido. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 500 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |