Em 1888 foi assinada a Lei Áurea no Brasil, abolindo a escravidão e libertando cerca de setecentos mil negros. Entretanto, não houve políticas públicas para inseri-los na sociedade. Assim, infelizmente, mesmo depois de mais um século (Vírgula) os afrodescendentes precisam lidar com vários desafios para se reafirmar e conquistar o seu (Evite ambiguidades) lugar. Uma vez que um dos problemas que a população negra enfreta é a grande desigualdade salarial e no merdado de trabalho, fazendo com que seja necessário caminhos para superá-los. (Reestruture as discussões do parágrafo de introdução)
Nesse contexto, pode-se observar à a ampla diferença entre as médias salariais, como mostrado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) a média salarial dos negros corresponde a 57% do salário dos brancos. Isto é, eles conquistaram a liberdade, porém, é inegável que não possuem as mesmas oportunidades, grande exemplo disso é que mesmo com as políticas de cotas, os negros ainda são as minoria nas universidades. (Desenvolvimento superficial. Reestruture)
Além disso, ainda segundo o IBGE, mais de 53% da população brasileira é negra. Em contrapartida, menos de 9% dos cidadãos empregados são negros (Apresente a fonte do dado). É certa a desigualdade que há nas oportunidades de empregos para eles, visto que (Vírgula) se não estão desempregados (Vírgula) estão ocupando os menores cargos ou ainda os empregos domésticos no país. (Desenvolvimento superficial. Reestruture)
Sendo assim, é notório a necessidade de políticas gorvenamentais para coibir os desafios encontrados pela população negra no país. Desse modo, o Governo deve (Vírgula) com parceria das grandes empresas (Vírgula) promover a inclusão e equiparação das oportunidades de empregos e salários, por meio da criação de projetos e setores responsáveis por reservarem uma porcentagem de vagas de empregos, procurando diminuir a diferença salarial, oferecendo as mesmas oportunidades para todos e aumentar a porcentagem de vagas reservadas nas universidades. Assim sendo, o Brasil caminhará para a reparação de erros históricos (Essa ideia não foi desenvolvida no texto). (Desenvolva mais a proposta de intervenção)
Comentários do corretor
As ideias apresentadas são pertinentes ao tema, no entanto limitadas. Desse modo, desenvolva mais, apresente dados. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 500 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |