Nos Estados Unidos há um movimento ativista internacional chamado de Black Lives Matter, onde em que pessoas lutam contra a violência policial e injustiça do sistema judicial norte-americano direcionada a população negra. A problemática está no fato de que, em pleno 2018 (Vírgula) ainda haja a necessidade de se afirmar que a vida de uma pessoa negra, algo que não deveria ser questionado. (Reestruture o parágrafo de conclusão. Apresente a tese)
O racismo é uma herança histórica mundial e influencia radicalmente nas culturas (Desenvolva mais essa ideia). No caso do Brasil há uma reprodução intencional, por meio das novelas exibidas, por exemplo, nas quais o papel de uma mulher de pele negra normalmente é o de uma doméstica e, no caso do homem, pedreiro ou alguma outra função similar, reafirmando para muitos negros o sentimento de inferioridade e conformismo no qual se identificam. (Reestruture as discussões apresentadas nesse parágrafo de desenvolvimento)
Apesar de muitos afirmarem que não há mais racismo no Brasil, alegando que já faz muito tempo que a escravidão acabou, não houve tempo suficiente para o esquecimento do sofrimento dos africanos, já que é algo muito recente (Problemas na construção de sentido), justificando assim a existência das cotas raciais como meio de integração à vida acadêmica, uma forma que o governo encontrou para amenizar o preconceito e o sofrimento do cidadão brasileiro afrodescendentes enfrentam diariamente (Reformule), porém as cotas acabam prejudicando o indivíduo, fazendo-o duvidar de sua capacidade. (Abordagem superficial do tema. Desenvolva mais)
Portanto, seria necessário um melhor projeto de políticas públicas que procure diversificar o papel do negro na sociedade, seja na ficção ou na realidade, e de uma releitura das cotas raciais para que seja possível melhorá-la (Essa ideia não foi explorada no texto: o que deve ser melhorado?). Logo, a população negra brasileira contemporânea não necessitará provar sua importância e (Vírgula) assim sendo, superar pequenos desafios que fazem toda a diferença. (Proposta superficial. Reestruture)
Comentários do corretor
As discussões apresentadas no texto são pertinentes, porém limitadas. Desenvolva mais, apresente fatos que ilustrem o seu ponto de vista acerca do tema. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 500 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |