A Cultura pode ser o caminho, já iniciado - Banco de redações


Caminhos para superar os desafios encontrados pelos negros atualmente

Enviada em: 27/05/2018

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

“Cabelo crespo e a pele escura a ferida, a chaga a procura da cura... Ver pobre preso ou morto já é cultural”. Essas situações retratadas na letra da música “Negro Drama” (Vírgula) do grupo Racionais MC’s, mostram os desafios enfrentados pelos negros no país (Dois pontos) desigualdade social, discriminação e racismo (Não necessariamente. Reestruture essa ideia). Além disso, evidencia-se que nem os problemas enfrentados por eles tampouco suas lutas são recentes  (Problemas na construção de sentido)(Reestruture o parágrafo de introdução. Apresente a tese)

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 54% da população brasileira é negra, isso significa que a maior parte dos habitantes do país é afrodescendente. O que é controverso, pois, democraticamente (Vírgula) a maioria tem o poder de decidir e defender seus direitos (Vírgula) e mesmo assim estes não têm a totalidade de seus direitos assegurados. (Abordagem superficial do tema. Reestruture)

Apesar disso, o negro vê na cultura uma forma de quebrar as barreiras do preconceito. Através da música é retratado o sofrimento por eles vivido desde a escravidão. Ainda, atualmente (Vírgula) existem diversos movimentos sociais  que visam manter viva a cultura desse povo e mostrar que esta faz parte da história de todos os brasileiros. O grupo Olodon, da Bahia, é um grande exemplo, referência no Brasil e no mundo. (Desenvolvimento limitado)

Contudo, essa situação (negativa) tende a mudar, com o passar dos anos, por maior sensibilização da sociedade, políticas públicas e enrijecimento da lei contra o racismo. No mais, é de extrema importância que o respeito seja ensinado em casa, por pais e responsáveis (Vírgula) e seja massificado nas escolas (Vírgula) para que surja uma geração cada vez mais empática. E Além de resolver o déficit da educação, (Sem vírgula) proporcionado ensino de qualidade a todos (Vírgula) a fim afim de assegurar oportunidades iguais, independentemente da cor da pele ou classe social. (Proposta de intervenção elaborada de maneira superficial)
 

Comentários do corretor


O desenvolvimento de ideias está limitado. Desse modo, elabore um projeto de texto para garantir a progressão de sentido. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     500


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200