A composição étnica e cultural do Brasil é fruto de um passado histórico marcado por imigrações africanas no Período Colonial, sendo que hoje os negros representam mais da metade da nação. Contudo, mesmo formando a maioria, hodiernamente (Evite palavras clichês) ainda sofrem com o preconceito, discriminação e até mesmo com a exclusão social. Nesse contexto, acabar com essa problemática envolve mudanças em vários âmbitos da sociedade (Vírgula) a fim de que a igualdade racial possa prevalecer.
Em primeiro plano, notam-se desafios no mercado de trabalho, em que geralmente os negros ocupam as posições menos privilegiadas e mal remuneradas. Embora possa ser um reflexo do baixo nível de escolaridade, a falta de oportunidades de crescimento profissional oferecidas à população negra fomenta tal segregação (Desenvolva mais essa ideia no texto). Dessa forma, a inclusão de cada vez mais negros aos cargos formados majoritariamente por brancos é uma forma de mudar o cenário hodierno e de garantir representatividade ao grupo (Construção do parágrafo de introdução)
Somado a essa forma de organização étnica-social, os negros ainda sofrem diariamente com a violência física ou verbal, tanto no convívio social quanto através da internet, mas dificilmente são amparados pelas leis (Por quê?). O caso da apresentadora Maju Coutinho, que sofreu ataques racistas numa rede social, em 2015, apontou para tal problemática em que raramente os agressores são definitivamente punidos. Dessa forma, um amparo legal mais eficiente pode atenuar as práticas racistas, especialmente na nação em que a intolerância racial e o preconceito têm raízes histórico-culturais.
Destarte, é indubitável que os desafios enfrentados por negros concentram-se em diversas esferas da sociedade. Para atenuá-los, urge a necessidade da intensificação na criação de leis mais severas, por meio do Governo Federal, que amparem crimes específicos contra negros no país, desde a violência física até a exclusão de uma vaga de emprego diante da origem ética do candidato. Dessa forma, será possível, progressivamente, acabar com a descriminação e preconceitos contra a população negra no país (Vírgula) bem como colocar em prática os ideais do revolucionário Martin Luther King (Dois pontos) “Eu tenho um sonho. O sonho de ver meus filhos julgados por sua personalidade, não pela cor de sua pele.”. (Proposta de intervenção limitada)
Comentários do corretor
As discussões apresentadas no texto são pertinentes ao tema, no entanto algumas ideias precisam ser mais exploradas e reestruturadas. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 150 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 150 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 150 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 150 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 700 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |