Já se foram mais de quinhentos anos após o fim da escravidão (Reveja essa informação), mas os brasileiros negros ainda presenciam a enorme disparidade entre eles e os brancos. O preconceito, (Sem vírgula) faz com que essa grande parcela da população sofra enormes desafios (Vírgula) tais como falta de educação e desigualdade social. (Desenvolva mais o parágrafo de introdução)
A população preta e parda é, (Sem vírgula) a que em maior número residem nos subúrbios (Vírgula) e também são os mais marginalizados (Desenvolva mais essa ideia no texto). Essas são algumas das consequências da ampla desigualdade social no país, além disso o mesmo problema traz o aumento da violência e insegurança encontrados na sociedade atual. (Desenvolvimento limitado)
A educação, que deveria ser um direito de todos, é falha. Quando não falta escolas perto (Vírgula) há escassez de professores, bem como diversas vezes os alunos têm que trabalhar cedo para ajudar a família eles nunca sentem-se incentivados para os estudos, onde faz que entrem para o mundo das drogas logo. (Reestruture essa ideia. Abordagem superficial do tema)
Percebe-se (Vírgula) então, que, (Sem vírgula) é lamentável a realidade dos negros no Brasil, (Ponto final) As pessoas precisam se conscientizar e entender que jamais necessitam passar pelo oque que essa parcela da sociedade vivenciou durante toda a história para saber que a cor da pele nunca irá predestiná-la a ser um humano bom ou má mau. Assim, diminuiria os crismes racistas e indiferença entre povos. (Não compreende a estrutura do texto. Reestruture)
Do mesmo modo Desse modo, o Ministério da Educação (MEC) poderia deve investir no incentivo (De que maneira?) desses jovens a irem as à instituições educativas, abrir novas vagas de cursos profissionalizantes gratuitos e também em faculdade. Dessa maneira (Vírgula) haveria haverá uma capacitação e maior oportunidades de ingressos no mercado de trabalho (Vírgula) além de diminuiria os abismos entre a sociedade. (Proposta superficial)
Comentários do corretor
O desenvolvimento dos argumentos, no texto, está limitado ao senso comum. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 500 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |