Um preconceito que persiste - Banco de redações


Caminhos para superar os desafios encontrados pelos negros atualmente

Enviada em: 26/05/2018

Status:

Corrigida
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O preconceito racial contra pessoas negras (Vírgula) no Brasil, é resultado de um passado histórico marcado, entre outras coisas (?), pelo darwinismo social de Gobineau (o qual buscava o "branqueamento" dos brasileiros, alegando que a raça branca era superior às outras) e pela escravidão negreira a qual durou 3 séculos. Tais fatos ainda estão enraízados ou disfarçados na sociedade brasileira, pois são muitos os desafios encontrados por mulheres e homens negros para cessar os preconceitos.

Segundo o filósofo Jean-Jacques Rousseau, o homem nasceu livre e por toda a parte vive acorrentado (Use aspas em caso de citação)(Ponto final) Tal ideia, (Sem vírgula) deste pensador, (Sem vírgula) reflete a situação das pessoas negras no Brasil, já que mesmo depois de libertas da escravidão (Vírgula) em 1888, ainda hoje enfrentam as barreiras de viver em uma sociedade que as acorrentam através do preconceito. (Desenvolvimento limitado)

Estima-se que, (Sem vírgula) a cada 100 vítimas de homicídios (Vírgula) no Brasil, aproximadamente 70 % delas são negras. O que demonstra o racismo persistente no âmbito social (De que maneira? Desenvolva essa ideia), além disso, (Sem vírgula) são os é bullyings raciais racial nas escolas, as desigualdades de escolaridade e empregabilidade entre negros e brancos, etc. (Problemas na construção de sentido; reveja coesão e coerência. Abordagem superficial do tema. Apresente discussões e as desenvolva no texto)

Com base no que foi exposto, é necessário, portanto, que o Ministério da Educação (MEC) promulgue campanhas nas escolas que conscientizem todos a respeito do quanto o racismo impede o bem estar da sociedade (Essa ideia não foi bem explorada no texto). Ademais, devem ser criados e colocados em prática programas sociais de apoio às vítimas de racismo (Vírgula) para que possam denunciar as agressões e exigir da justiça civil seus direitos legais. Aos poucos, o passado de um país desigual será substituído por um hoje melhor. (Proposta superficial)
 

Comentários do corretor


As discussões apresentadas estão limitadas. Desse modo, elabore um projeto de texto para garantir a progressão de sentido. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     450


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200