A diligência pela igualdade - Banco de redações


Caminhos para superar os desafios encontrados pelos negros atualmente

Enviada em: 26/05/2018

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

No que se refere à diligência pela igualdade, pode-se perceber que, em pleno século 21, os negros ainda batalham pelo seu espaço na sociedade, lutando pelos seus direitos e deveres de forma humana, mostrando, (Sem vírgula) que não é a sua cor que faz ser o que é (Como assim? Ficou estranho. Reestruture), e sim, (Sem vírgula) a maneira de como é apresentado e visto na vida cotidiana, causando consigo o julgamento em ser negro (?)(Desenvolvimento limitado do parágrafo de introdução. Reestruture e apresente a tese)

Visto e bem explicito para qualquer individuo (?). No artigo 5º da Constituição Federal (Sem vírgula), relata, (Sem vírgula) que todos são iguais perante a lei sem distinção de qualquer natureza. Porém  não é assim que funciona, pois a constante luta pelo seu (Evite ambiguidades) espaço, e grande ainda o preconceito, por mais argumentos expressivos ele ainda existe, seus direitos sem valorização perante a todos, a dificuldade pela busca do emprego, a paz em sair na rua e não ser confundido com um ladrão só pela sua cor. a dignidade de um ser humano. (Reestruture essa ideia. Desenvolva mais as discussões apresentadas nesse parágrafo, pois estão limitadas)

Aliado a sua liberdade de opinião quando se questionada ao seus valores morais, sendo respeitado pelo que se é, mostrando capacidade sobre estar no mesmo patamar como qualquer outra pessoa, indiferentemente de sua cor, e sim pelo conteúdo da sua bagagem, exibindo com muito orgulho que um negro pode ser o que ele quiser e não o que a sociedade quer que ele seja como mostra muitas das vezes em filmes e novelas em personagens inferiores. (Não compreende a estrutura do texto. Reestruture esse parágrafo de desenvolvimento)

O negro (Vírgula) portanto (Vírgula) com todas as dificuldades, (Sem vírgula) e batalhas, (Sem vírgula) enfrentadas no dia a dia não deixam de ser abalados, (Problemas na construção de sentido. Reveja coesão e coerência) lembrando sempre que cada um é quem faz a sua história na sociedade e no seu país, se posicionando todo momento com satisfação, batendo no peito com humildade quando se garante uma vaga em cargos de poder. a diferença toda hora írá ter, más a vitória pela persistência é que muda cada um. (Evite esse tipo de construção no texto. Reestruture o parágrafo de conclusão e apresente a proposta de intervenção)

Comentários do corretor


Reveja a estrutura do texto dissertativo-argumentativo (introdução, desenvolvimento e conclusão). Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 50 Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 0 Nível 0 - Não apresenta proposta de intervenção ou apresenta proposta não relacionada ao tema ou ao assunto.
NOTA FINAL:     300


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200