Há um questionamento em relação aos caminhos para superar os desafios encontrados pelos negros atualmente. É comum que se note a presença de discriminações em relação a essa população, mas como evitá-las? (Reestruture o parágrafo de introdução e apresente a tese)
O surgimento das cotas raciais foi uma medida adotada pelo governo para tentar dar as mesmas condições para negros que quisessem ingressar no ensino superior (Vírgula) mas essa medida acabou trazendo mais discriminações (Como assim? Desenvolva essa ideia), do ponto de vista de alguns, tornando-os como se fossem diferentes da maioria pela sua cor. (Desenvolvimento limitado)
Medidas de incentivo a igualdade são aceitas, (Sem vírgula) desde que não acabem afastando ainda mais essa igualdade (Reestrutue essa ideia), como no caso das cotas raciais. Trabalhos que não adotem critérios de contratação abusivos, que deem o direito ao negro de denunciar qualquer discriminação no ambiente de trabalho, que demonstrem preocupação em manter igualdade entre seus funcionários e punindo os que adotem comportamentos excludentes são de grande importância. (Reestruture as discussões desse parágrafo, pois estão superficiais)
Programas de incentivo: atividades, palestras em apoio a essas pessoas, benefícios justos, dar conhecimento a essas pessoas de seus direitos (Reestruture essa ideia). Leis mais rígidas podem ser adotadas, apesar de termos (Evite primeira pessoa) na Constituição Federal de 1988, um artigo relacionado ao racismo como crime inafiançável e imprescritível de graça ou anistia, é necessário que criem programas de educação para pessoas que cometem esses crimes. Pessoas (Use sinônimos) deveriam acompanhar como se desenvolve um dia na vida de um negro para aprender qual a realidade que enfrentam e assim ajudá-los (Evite esse tipo de construção no texto). (Reformule)
Não são fáceis os caminhos encontrados pelos negros para superarem seus os desafios (Vírgula) mas com o auxílio da sociedade e do governo promovendo ações positivas para essa população, esses desafios podem sim ser superados. (Não compreende a estrutura do texto)
Comentários do corretor
Reveja a estrutura do texto dissertativo-argumentativo (introdução, desenvolvimento e conclusão). Além disso, desenvolva mais as discussões apresentadas, pois estão superficiais. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 50 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 450 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |