A expansão marítima européia (Vírgula) iniciada no final do século XV (Vírgula) e que perdurou pelos séculos seguintes (Vírgula) foi responsável pela e exploração da América. Todavia, todo o esforço e trabalho está relacionado a mão de obra escrava e, em especial, aos negros que eram ofertadosna ofertados na costa africana, estando a segregação social e o racismo diretamente ligados a herança histórica dessa civilização.
Infelizmente, observa-se a persistência do preconceito racial no Brasil (De que maneira o preconceito persiste? Desenvolva essa ideia no texto), país marcado pelo multiculturalismo e pela diversidade étnica. Tal fato deve-se a associação do negro ao indíviduo marginalizado que ocupa os setores mais inferiores da sociedade. (Ideias pertinentes, mas desenvolvidas de modo superficial)
As políticas públicas (Quais? Apresente no texto) contra o problema também são ineficazes e favorecem a segregação, pois materializam o negro na idéia de um indivíduo incapaz, fragilizado economicamente e oprimido pelo conservadorismo (Abordagem superficial), e ignoram o fato de que há negros (Use sinônimos) que ocupam importantes cargos públicos e privados (Vírgula) como também há outros grupos raciais menos abastados. (Desenvolvimento limitado)
Sendo assim, o poder público deve-se deve se concentrar em reduzir a propaganda ideológia acerca do termo raça, extinguindo o termo até mesmo dos setores cadastrais, tendo em vista que essa circunstância (Vírgula) é desnecessária (Vírgula) e a identificação de um indivíduo pode ser realizada por um documento com foto (Reestruture essa proposta). Nesse contexto, a consolidação de uma unidade racial séria realizada primordialmente pelo Estado e a população consquistaria (Observe a necessidade de usar o tempo futuro) a igualdade social que fora perseguida ao longo dos séculos. (Reestruture a proposta de intervenção)
Comentários do corretor
As discussões apresentadas no texto são pertinentes ao tema, no entanto pouco desenvolvidas. Apresente mais fatos e os desenvolva. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 150 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 50 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 500 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |