O período de escravidão no Brasil foi marcado, principalmente, pela privação dos negros aos que hoje são intitulados direitos sociais (direito à saúde, à educação, etc). Tal privação fomentou a desigualdade racial, que se ramificou em setores da sociedade com eficiência para combatê-la, como a educação. Devido a isso, encontra-se hoje na sociedade barreiras que dificultam e, até mesmo, impedem a efetivação da igualdade.
No que tange às deficiências na efetivação da igualdade, a desigualdade racial na educação figura como destaque. Em universidades públicas e privadas, por exemplo, os negros constituem a minoria entre os docentes e discentes (Apresente um dado que ilustre essa afirmação). Tal fato denota que muito em embora a educação seja um direito garantido a todos, não é menos verdade a existência de desproporcionalidade na fruição dele pelos distintos grupos raciais. Mesmo com a disposição de ações afirmativas (políticas de inclusão que, por concessão de privilégios, visam atenuar as diferenças de elenco) a mencionada (Evite esse tipo de construção) desigualdade persiste e acentua as diferenças, uma vez que a educação é a maior promotora da mobilidade social (Por quê?), evidenciando a necessidade de que seja instituída uma política de inclusão mais flexível voltada para os negros. (Delimite o argumento e desenvolva mais. Evite o excesso de dado, explore mais as ideias apresentadas)
Nessa esteira, cabe salientar que a desigualdade social está intrinsecamente relacionada com a desigualdade racial. Embasando-se em uma recente pesquisa, o jorna O Globo publicou uma reportagem na qual era anunciado o atraso em dez anos, no que se refere à qualidade de vida, dos negros em relação aos brancos. Tal realidade corrobora a afinidade existente entre as referidas desigualdades e evidenciam que a superação dos desafios de ordem racial se dará mediante a superação dos desafios de ordem social.
Do exposto, infere-se que o contexto histórico brasileiro enraizou as desigualdades social e racial, (Sem vírgula) instaurando desafios aos negros. Portanto, devido ao fato de tais desafios possuírem raízes históricas e desencadearem desigualdades, urge que o Estado, na figura do Poder Legislativo, institua uma nova política de inclusão, por intermédio de uma nova lei, cujas premissas da política e da nova lei, (Sem vírgula) visem flexibilizar e aumentar as ofertas de vagas para negros em universidades públicas e privadas, com o fito de vencer os desafios raciais e conferir à eles condições para vencer os desafios sociais fazendo uso da educação. (Proposta superficial. Reestruture)
Comentários do corretor
As discussões apresentadas no texto são pertinentes ao tema, porém precisam ser mais delimitadas e mais desenvolvidas. Não deixe de exercita a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 150 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 150 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 600 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |