O negro, atualmente taxado de pobre, infeliz e sofredor; todo aspecto relacionado ao negro, é de maneira tão banal, que tal assunto não gera sensibilidade ate ao mais inocente brasileiro. (Não compreende a estrutura do texto. Desenvolva o parágrafo de introdução e apresente a tese)
De acordo com relatórios do grupo de Estudos Disciplinares da Ação Afirmativa (GEMAA), mostra dados bem contundentes com relação ao desenvolvimento econômico dos últimos anos (Problemas na construção de sentido. Reestruture e reveja coesão/coerência), as dificuldades com relação a desigualdade, (Sem vírgula) apenas aumentam nos últimos anos, tais números são dos anos de 2011 á 2015 pena (?) (PNAD) Pesquisa Nacional de Amostra de Domicilio, elaborada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). (Apresente de desenvolva os argumentos, pois as discussões estão limitadas)
Pesquisas do (IBGE) IBGE apontam números preocupantes com relação a classe social menos favorecida e negra do país, (Sem vírgula) que (Vírgula) segundo dados (Vírgula) já é a maioria, porém, (Sem vírgula) tem muita desvantagem no nível de escolaridade, com relação a pessoas da mesma classe social só que são brancas (Problemas na construção de sentido), dados apontando números de mortes por violência urbana no Brasil tem como relação o fator do racismo, mortes por tráfico de drogas, roubos (157), brigas domésticas, no caso de mulheres negras, são maior do que os mesmos crimes ocorridos com brancos, o (IBGE) aponta mais de 66 mortes ao dia 4.290 por ano, apenas negros como vitimas. (Problemas na construção de sentido. Reformule)
Em uma sociedade racista, o desenvolvimento social não acontece, por conta disso houve tal iniciativa (Qual?) para sensibilizar todo país e órgãos, tais como, Governo Federal, Parlamento, Tribunais e Organizações privadas, com tantas mortes e tragédias, algo plausível necessita ser feito uma hora. (Não compreende a estrutura do texto)
Comentários do corretor
Reveja a estrutura do texto dissertativo-argumentativo (introdução, desenvolvimento e conclusão). Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 50 | Nível 2 - Demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 50 | Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 20 | Nível 1 - Apresenta informações, fatos e opiniões pouco relacionados ao tema ou incoerentes e sem defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 50 | Nível 2 - Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações e apresenta repertório limitado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 0 | Nível 0 - Não apresenta proposta de intervenção ou apresenta proposta não relacionada ao tema ou ao assunto. |
NOTA FINAL: 170 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |