Desde o período colonial, em meados do século XIX (Reveja), essa má cultura pelo favorecimento de determinadas camadas da sociedade em detrimento de outras incidem nos direitos pelo uso do pré-conceito por determinada classe social (Vírgula) e vem demonstrando contornos de desigualdades mesmo que no Artigo 5º da Constituição Federal de 1988 assegure a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, na busca da construção de uma sociedade justa e igualitária. (Observe a importância de construir o sentido por meio de períodos. Reestruture e apresente a tese)
Os colonos portugueses através de sua autossuficiência aquisitiva e financeira (Vírgula) e detendo assim a liderança (Vírgula) criou o monopólio do mercado trabalhista (Reestruture essa ideia) e impunham aos seus subordinados, (Sem vírgula) regimes duros e desumanos (Desenvolva essa ideia no texto) que denotavam a busca da manutenção do poder e ganância, vivenciado nas chefias da mão-de-obra mão de obra escrava, antes da Lei Áurea sancionada em 1888 pela princesa regente do Brasil (Vírgula) Dona Isabel (Reveja coesão e coerência). (Reestruture as ideias desse parágrafo)
Hoje (Vírgula) o que vemos (Evite ideia de primeira pessoa) é a continuidade de modelos discriminatórios apenas nesta classe social (Reestruture) configurando o racismo em pleno século XXI (Vírgula) que na maioria das vezes é de maneira incomum (Vírgula) criando desafios para a maior parte destes brasileiros como o ocorrido no Supermercado Zaffari (Vírgula) em Porto Alegre/RS (Vírgula) em 2013, no qual foi indenizado depois que três estudantes ao pagarem pela mercadoria foram abordados de maneira abusiva por cinco seguranças tendo os chamados de “neguinhos”. (Reestruture)
No combate da criminalidade há registros (Vírgula) segundo fontes do Mapa da Violência (Vírgula) que um rapaz negro comparado ao branco pode potencializar em até doze vezes as chances de ser vitima de homicídio, isso quer dizer que a inserção de igualdade de direitos não predomina no Brasil e a busca da desconstrução da inferioridade racial adquirida tende a aumentar, pondo em cheque um jovem negro, a cada vinte e três minutos no país. (Reestruture as discussões. Não compreende a estrutura do texto)
Esse destonamento incide nos dados da Organização das Nações Unidas (ONU), que apontou os homicídios entre as duas classes (Apresente no texto), mostrando que os negros lideram, isso porque a falta de oportunidades de emprego e renda (Vírgula) bem como o acesso à educação integral (Vírgula) demanda do governo medidas que garantem o alcance desses jovens. (Não compreende a estrutura do texto)
Nos tribunais os juízes devem asseverar as punições a classe ativa ante estes aos atos de preconceitos raciais não sendo admitido o pagamento de fiança contando com a ajuda do poder legislativo e de parlamentares para esse fato. (Não compreende a estrutura do texto)
As diversas Entidades e Organizações Não Governamentais (ONGs) também devem convocar toda a população (Vírgula) conscientizando a sociedade por meio de palestras para divulgação da necessidade de melhora e aprimoramento das leis vigentes (Vírgula) para o combate desta realidade socioeconômica, garantindo empregos e renda para os brasileiros. (Não compreende a estrutura do texto)
Comentários do corretor
Não compreende a estrutura do texto (introdução, desenvolvimento e conclusão). Delimite os argumentos e desenvolva mais. Além disso, elabore um projeto de texto e reveja coesão/coerência. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 50 | Nível 2 - Demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 50 | Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 50 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 50 | Nível 2 - Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações e apresenta repertório limitado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 0 | Nível 0 - Não apresenta proposta de intervenção ou apresenta proposta não relacionada ao tema ou ao assunto. |
NOTA FINAL: 200 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |