O Brasil é o reflexo de suas desigualdades sociais resultantes de um passado histórico violento (Vírgula) embasado na exploração e repressão de minorias (Que minorias? Desenvolva mais essa ideia). Assim como os demais grupos marginalizados (Vírgula) coube aos negros pouco espaço e representação social. (Desenvolvimento limitado do parágrafo de introdução. Apresente a tese)
Embora, na última década, observa-se avanços significativos das políticas inclusivas, como as cotas em concursos públicos, e a maior atuação dos grupos militantes, os negros permanecem entre os grupos mais vulneráveis (Problema na construção de sentido. Reveja coesão e coerência). No geral, eles ocupam os piores empregos, apresentam baixo grau de escolaridade e residem em áreas de risco. (Desenvolvimento limitado)
Não suficiente, o preconceito reforça ainda mais o abismo social existente entre os negros e aqueles considerados brancos. Mesmo havendo leis (Quais? Desenvolva mais) que visam combater à intolerância, o racismo persiste na sociedade sob suas mais variadas formas (Quais? Apresente-as no texto).
Além disso, as restrições (Desenvolva essa ideia no texto) impostas aos negros não se limitam apenas ao âmbito econômico e político, mas também ao religioso. As religiões de origem africana, como a ubanda, têm sido alvo de numerosos atos de ódio, sendo alguns de seus membros impedidos de exercerem suas crenças. (Reformule esse parágrafo de desenvolvimento)
Neste panorama, são muitos os desafios a serem superados pelos negros (Use sinônimos). O Estado tem direcionado esforços (Quais? Apresente no texto) para reduzir as discrepâncias existentes entre negros e brancos, entretanto, a aplicação das leis mostra-se falha e as políticas de inclusão (Quais políticas de inclusão?) insuficientes diante da problemática. Assim, colocadas as pautas, (Evite esse tipo de construção) faz-se necessário a devida aplicação da lei de forma equânime por seus agentes e a maior conscientização da população por meio de programas socioeducativos. (Proposta superficial. Reestruture)
Comentários do corretor
Desenvolva mais as discussões apresentadas no texto, pois estão limitadas. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 50 | Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 450 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |