- Banco de redações


Caminhos para superar os desafios encontrados pelos negros atualmente

Enviada em: 22/05/2018

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

O livro “Homem Invisível’’, do escritor americano Ralph Ellison, conta a história de um afro-americano que nasceu no Sul dos EUA e descobre-se invisível perante a sociedade norte-americana por conta de sua cor, (Ponto final) Além do enredo do protagonista (Vírgula) a obra trata também dos desafios enfrentados pelos negros. Apesar de a história ser ficcional e se passar nos Estados Unidos e no começo do século XX, o enredo se equipara aos desafios enfrentados pelos negros atualmente. Apesar (Use sinônimos) do reconhecimento dos mesmos (Use quando houver ideia de igualdade) como cidadãos, para superação dos empecilhos enfrentado por eles é necessário combater a mentalidade retrógrada e o preconceito velado da sociedade. (Embora as ideias apresentadas no parágrafo de introdução sejam pertinentes, precisam ser reestruturadas)

Em primeira análise, é necessário que a sociedade não seja uma reprodução do poema “Fardo Do Homem Branco’’ (Vírgula) do poeta inglês Rudyard Kipling. No poema, o negro é descrito como pessoa inferior e atrasado (Vírgula) sendo considerado um fardo para os colonizadores, neste contexto muitas pessoas compartilham desta visão errônea propagada durante o Imperialismo e persistente hodiernamente (Evite termos clichês). Esse tipo de ideia precisa ser irradiada (Reformule o sentido), já que os negros não são fardos (Vírgula) e sim parte de nossa sociedade. (Reestruture)

Em segunda análise, é preciso erradicar o preconceito velado da sociedade, como exemplificações: empresas não contratam pessoas negras por conta de sua cor (Muito amplo, especfique; vírgula) o que ocasionar o baixo números de negros em empresas ou grandes cargos. E fato contra põe contrapõe o Estudo publicado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que nos últimos 10 anos, (Sem vírgula) quase triplicou o percentual de negros e negras no Ensino Superior com isto não permite o argumento de que a ausência de negros e negras em posições qualificadas em grandes empresas deve-se ao fato de que “não há negros com a escolaridade exigida”. (Evite esse tipo de construção. Reestruture, pois há problemas na construção de sentido)

Em suma, dos fatos acima citados (Evite esse tipo de construção) é imprescindível que haja uma reeducação de nossa (Evite ideia de primeira pessoa) sociedade para se possa superar os desafios enfrentados pelos negros. Diálogos e debates em meios de comunicação, redes sociais , empresas com historiadores, sociólogos e pessoas do movimento negro podem ajudar a desconstruí pensamentos preconceituosos. Campanhas que alertem a população sobre atitudes e pensamentos que refletem o preconceito velado. As empresas devem investi em politicas novas para que haja mais negros no mercado, como intensificar cotas para o ingresso dos mesmos. Somente assim caminharemos (Evite primeira pessoa) para uma sociedade igualitária e os desafios do negro sejam apenas enredo de livros de ficção. (Proposta superficial)

Comentários do corretor


Elabore um projeto de texto para garantir a progressão de sentido no texto. Além disso, desenvolva mais os argumentos apresentados. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     500


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200