O livro “Homem Invisível’’, do escritor americano Ralph Ellison, conta a história de um afro-americano que nasceu no Sul dos EUA e descobre-se invisível perante a sociedade norte-americana por conta de sua cor, (Ponto final) Além do enredo do protagonista (Vírgula) a obra trata também dos desafios enfrentados pelos negros. Apesar de a história ser ficcional e se passar nos Estados Unidos e no começo do século XX, o enredo se equipara aos desafios enfrentados pelos negros atualmente. Apesar (Use sinônimos) do reconhecimento dos mesmos (Use quando houver ideia de igualdade) como cidadãos, para a superação dos empecilhos enfrentado por eles é necessário combater a mentalidade retrógrada e o preconceito velado da sociedade. (Embora as ideias apresentadas no parágrafo de introdução sejam pertinentes, precisam ser reestruturadas)
Em primeira análise, é necessário que a sociedade não seja uma reprodução do poema “Fardo Do Homem Branco’’ (Vírgula) do poeta inglês Rudyard Kipling. No poema, o negro é descrito como pessoa inferior e atrasado (Vírgula) sendo considerado um fardo para os colonizadores, neste contexto muitas pessoas compartilham desta visão errônea propagada durante o Imperialismo e persistente hodiernamente (Evite termos clichês). Esse tipo de ideia precisa ser irradiada (Reformule o sentido), já que os negros não são fardos (Vírgula) e sim parte de nossa sociedade. (Reestruture)
Em segunda análise, é preciso erradicar o preconceito velado da sociedade, como exemplificações: empresas não contratam pessoas negras por conta de sua cor (Muito amplo, especfique; vírgula) o que ocasionar o baixo números de negros em empresas ou grandes cargos. E fato contra põe contrapõe o Estudo publicado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que nos últimos 10 anos, (Sem vírgula) quase triplicou o percentual de negros e negras no Ensino Superior com isto não permite o argumento de que a ausência de negros e negras em posições qualificadas em grandes empresas deve-se ao fato de que “não há negros com a escolaridade exigida”. (Evite esse tipo de construção. Reestruture, pois há problemas na construção de sentido)
Em suma, dos fatos acima citados (Evite esse tipo de construção) é imprescindível que haja uma reeducação de nossa (Evite ideia de primeira pessoa) sociedade para se possa superar os desafios enfrentados pelos negros. Diálogos e debates em meios de comunicação, redes sociais , empresas com historiadores, sociólogos e pessoas do movimento negro podem ajudar a desconstruí pensamentos preconceituosos. Campanhas que alertem a população sobre atitudes e pensamentos que refletem o preconceito velado. As empresas devem investi em politicas novas para que haja mais negros no mercado, como intensificar cotas para o ingresso dos mesmos. Somente assim caminharemos (Evite primeira pessoa) para uma sociedade igualitária e os desafios do negro sejam apenas enredo de livros de ficção. (Proposta superficial)
Comentários do corretor
Elabore um projeto de texto para garantir a progressão de sentido no texto. Além disso, desenvolva mais os argumentos apresentados. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 500 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |