Os desafios enfrentados pelos negros ainda estão presentes na sociedade brasileira. No período colonial, os negros (Use sinônimos) escravizados eram vistos como objetos pertencentes aos senhores de engenho, aliado com a visão de haver uma superioridade dos brancos em detrimento de outras raças, sobretudo os negros (Reformule essa ideia). Mesmo com a abolição da escravidão e a Constituição reconhecendo os negros como sujeitos de direito protegidos pela lei, a visão de superioridade entre as raças ainda se perpetua na estrutura social brasileira, contribuindo para a desigualdade racial.
Segundo o Ministério da Educação (MEC), apenas 16,7% dos formandos de nível superior no Brasil são negros ou pardos, visto que devido a baixa renda de grande parte dos negros (Use sinônimos), ocorre um ingresso prematuro ao mercado de trabalho, gerando, muitas vezes, o abandono escolar. Sendo assim, os negros (Use termos anáforicos para resgatar termos) acabam não tendo tanta oportunidade de ingressar ao ensino superior, o que faz com de modo que sejam menos qualificados e recompensados do que os brancos no mercado de trabalho e (Vírgula) ocupando funções nos ramos agrícolas, os serviços domésticos e as construções civis, muitos trabalham sem carteira assinada e ganham até mesmo (?) de um salário mínimo. (Abordagem superficial. Reestruture)
Ademais, outro desafio vivenciado pelos negros, (Sem vírgula) é a questão da violência. Conforme o Atlas Violência 2017, lançado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e o pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (Problemas na construção de sentido). A população negra corresponde a maioria (78,9%) dos 10% dos indivíduos com mais chances de serem vítimas de homicídios, expondo, assim, que a cor da pele da vítima faz aumentar a probabilidade do mesmo (Use somente quando houver ideia de igualdade) sofrer homicídio, aliado a sua situação socioeconômica e ao racismo sofrido pelos negros. (Problemas no desenvolvimento do argumento apresentado. Reveja coesão e coerência. Delimite e explore mais)
Diante do exposto, é mister medidas para minimizar o impasse, como as realizações de políticas públicas (Quais? Desenvolva essa ideia no texto) feitas pelo MEC, que possibilitem aos negros ter acesso à boa educação (Vírgula) afim a fim de romper o ciclo de exclusão e desigualdade enfrentados pelos negros. Assim como políticas de prevenção de violência efetuadas pelo 3 poderes (Quais são os três poderes? Apresente no texto essa ideia para evitar lacunas). (Desenvolvimento superficial da proposta de intervenção)
Além da mídia realizar campanhas acerca da igualdade racial e do respeito entre a diversidade racial (Problemas na construção de sentido) para que se finda a ideia de superioridade entre as raças. (Não compreende a estrutura do texto)
Somente assim, (Sem vírgula) será possível reverter esse passado desigual e ter uma sociedade na qual os desafios enfrentados pelos negros sejam superados. (Não compreende a estrutura do texto)
Comentários do corretor
Elabore um projeto de texto, pois isso auxiliará na progressão de sentido. Além disso, reveja a estrutura (introdução, desenvolvimento e conclusão). Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 50 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 450 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |