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Caminhos para superar os desafios encontrados pelos negros atualmente

Enviada em: 22/05/2018

Status:

Corrigida
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Os desafios enfrentados pelos negros ainda estão presentes na sociedade brasileira. No período colonial, os negros (Use sinônimos) escravizados eram vistos como objetos pertencentes aos senhores de engenho, aliado com a visão de haver uma superioridade dos brancos em detrimento de outras raças, sobretudo os negros (Reformule essa ideia). Mesmo com a abolição da escravidão e a Constituição reconhecendo os negros como sujeitos de direito protegidos pela lei, a visão de superioridade entre as raças ainda se perpetua na estrutura social brasileira, contribuindo para a desigualdade racial.

Segundo o Ministério da Educação (MEC), apenas 16,7% dos formandos de nível superior no Brasil são negros ou pardos, visto que devido a baixa renda de grande parte dos negros (Use sinônimos), ocorre um ingresso prematuro ao mercado de trabalho, gerando, muitas vezes, o abandono escolar. Sendo assim, os negros (Use termos anáforicos para resgatar termos) acabam não tendo tanta oportunidade de ingressar ao ensino superior, o que faz com  de modo que sejam menos qualificados e recompensados do que os brancos no mercado de trabalho e (Vírgula) ocupando funções nos ramos agrícolas, os serviços domésticos e as construções civis, muitos trabalham sem carteira assinada e ganham até mesmo (?) de um salário mínimo. (Abordagem superficial. Reestruture)

Ademais, outro desafio vivenciado pelos negros, (Sem vírgula) é a questão da violência. Conforme o Atlas Violência 2017, lançado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e o pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (Problemas na construção de sentido). A população negra corresponde a maioria (78,9%) dos 10% dos indivíduos com mais chances de serem vítimas de homicídios, expondo, assim, que a cor da pele da vítima faz aumentar a probabilidade do mesmo (Use somente quando houver ideia de igualdade) sofrer homicídio, aliado a sua situação socioeconômica e ao racismo sofrido pelos negros. (Problemas no desenvolvimento do argumento apresentado. Reveja coesão e coerência. Delimite e explore mais)

Diante do exposto, é mister medidas para minimizar o impasse, como as realizações de políticas públicas (Quais? Desenvolva essa ideia no texto) feitas pelo MEC, que possibilitem aos negros ter acesso à boa educação (Vírgula) afim a fim de romper o ciclo de exclusão e desigualdade enfrentados pelos negros. Assim como políticas de prevenção de violência efetuadas pelo 3 poderes (Quais são os três poderes? Apresente no texto essa ideia para evitar lacunas)(Desenvolvimento superficial da proposta de intervenção)

Além da mídia realizar campanhas acerca da igualdade racial e do respeito entre a diversidade racial (Problemas na construção de sentido) para que se finda a ideia de superioridade entre as raças. (Não compreende a estrutura do texto)

Somente assim, (Sem vírgula) será possível reverter esse passado desigual e ter uma sociedade na qual os desafios enfrentados pelos negros sejam superados. (Não compreende a estrutura do texto)
 

Comentários do corretor


Elabore um projeto de texto, pois isso auxiliará na progressão de sentido. Além disso, reveja a estrutura (introdução, desenvolvimento e conclusão). Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     450


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200