Desafios encontrados pelos negros atualmente - Banco de redações


Caminhos para superar os desafios encontrados pelos negros atualmente

Enviada em: 22/05/2018

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

No Brasil (Vírgula) mesmo após a Abolição da Escravatura em 1888 (Vírgula) cogita-se, com muita freqüência (Vírgula) o preconceito e a desigualdade no mundo, todavia no Brasil (Retome palavras por meio de sinônimos) muitos pontos necessitam de mudança, tanto na cultura quanto nas oportunidades. (Desenvolvimento limitado do parágrafo de introdução)

De acordo com recentes dados estatísticos (Quais? Apresente-os no texto) somos (Evite ideia de primeira pessoa no texto) o segundo país com maior população negra do mundo (Vírgula) só superado pela Nigéria, contudo não quebramos (Evite primeira pessoa) as barreiras da desigualdade social e da cor até os dias atuais, onde em que a tradição é o principal fator de influência, (Sem vírgula) cultural trazida da Europa na época da colonização (Vírgula) na qual onde os negros eram escravizados. (Desenvolvimento limitado. Reestruture)

Também (Vírgula) a lei de cotas instituída em 2003 fez com que aumentasse dezesseis pontos percentuais pessoas que se declaram negras em instituições privadas, ajudando nas oportunidades e na igualdade, mas necessitaria dessas cotas em outros ramos (Vírgula) como em empresas e cargos públicos, não apenas nos trabalhos pesados e sim na parte administrativas onde são muito pouco vistos. (Reveja essas ideias apresentadas, pois a abordagem está superficial)

Dado o exposto (Vírgula) entende-se que é preciso mudar o modo de pensar da população em relação aos negros, instituindo mais oportunidades como na parte política e em propagandas quebrando padrões tanto estéticos quanto históricos (Reestruture essa ideia) e implantações de ONG´s de conscientização. (Desenvolva a proposta de intervenção, pois está limitada)




 

Comentários do corretor


As ideias apresentadas no texto são pertinentes ao tema, porém limitadas. Apresente fatos e desenvolva mais para evitar abordagens superficiais. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     450


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200