Ideias de igualdades e liberdade iniciou-se iniciaram-se principalmente no século XVIII, com os pensadores iluministas, e vêm sendo discutida até hoje. No Brasil (Vírgula) essa discussão chegou no ponto crítico, especialmente em relação a discriminação sofrida pelos negros. Visando isso é manifesto a preocupação para as resoluções em relação aos desafios encontrados pelos negros atualmente. (Reestruture o parágrafo de introdução. Apresente a tese)
De acordo com o Artigo 5° da Constituição Federal de 1988, todos os cidadãos são iguais perante a lei (Em caso de citação, use aspas). Nessa situação, como pode ser percebido diante dos dados do Sistema de Informações sobre Mortalidade do Ministério da Saúde, que aponta que 71,4% das 49,3 mil vítimas de homicídios em 2011 eram negras, o que corresponde a 35,2 mil assassinatos, de que o direito de igualdade e segurança que deveriam está sendo concedido, não está sendo aplicado a eles. (Problemas na construção de sentido. Delimite e desenvolva mais)
Segundo os dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a população negra (Vírgula) formada por pretos e pardos, de acordo com a nomenclatura adotada pelo (?) é maioria na longa fila do desemprego e ganha 56% do rendimento médio dos brancos, segundo os últimos dados do instituto. Em suma, isso demonstra a desigualdade social em que os negros convivem no seu (Evite ambiguidades) cotidiano, dando ênfase para a preocupação para mudar essa situação brasileira. (Desenvolvimento limitado. Reestruture)
Segundo Nelson Mandela (Vírgula) a igualdade social é a base para felicidade humana. Diante disso, as instituições, em parcerias com o estado, mídia e ONGs (Organizações não governamentais) devem promover o pensamento crítico, (Sem vírgula) por meio de palestras, projetos, campanhas publicitárias, tendo em vista a conscientização da importância do respeito (Vírgula) e é de muita relevância um maior diálogo entre pais, filhos e escola, dessa forma de acordo com Nelson Mandela (Informação dispensável) para criarmos (Evite primeira pessoa) uma base para felicidade humana. (Proposta superficial)
Comentários do corretor
As ideias apresentadas no texto são pertinentes ao tema, porém estão desenvolvidas de forma superficial. Desse modo, apresente dados para ilustrar o seu ponto de vista. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 500 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |