Desafios atuais - Banco de redações


Caminhos para superar os desafios encontrados pelos negros atualmente

Enviada em: 21/05/2018

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Na época da escravidão, os negros passaram por situações difíceis que culminaram em violência, dor e sofrimento a esta etnia. Atualmente, os desafios enfrentados pelos negros são: a insuficiência de cotas para o ensino superior e o preconceito racial vivenciado pelas mulheres negras. (Reestruture o parágrafo de introdução. Desenvolva mais)

As cotas para negros em universidades se faz insuficiente, pois contemplam apenas o ingresso ao curso desejado, não dando se quer (Evite esse tipo de construção) nenhum auxílio que garanta a permanência desse grupo ao longo da sua formação (Reveja essa informação). Além disso, elas também se faz insuficiente em número de vagas, uma vez que a metade da população brasileira é composta por negros. Portanto, o número de cotas é muito parco para atender a metade da população do país. (Desenvolvimento limitado)

As mulheres negras também enfrentam em suas vidas um fardo que se chama preconceito racial (Reestruture essa ideia). Justamente Pela cor de sua peles e por terem um cabelo crespo, elas então acabam tendo que lidar com situações que perpassam desde ofensas que ferem a sua dignidade até por agressões que levam, em alguns casos, a sua morte. Logo, nem mesmo uma criança escapa de tal preconceito, como o caso conhecido da pequena Titi, filha adotiva do casal de atores, Bruno Galiasso e Giovanna Ewbank, que foi cruelmente ofendida por uma socialite. (Reestruture as discussões apresentadas nesse parágrafo. Elabore um projeto de texto)

Sendo assim, esses desafios enfrentados pelos negros devem ser vencidos para que eles tenham uma vida melhor. Para isso, deve ser aumentado o número de cotas para que mais negros (Use sinônimos) tenham o direito de cursar o ensino superior e (Vírgula) além disso, deve ser criados auxílios que garantam a permanência dessas pessoas até que elas alcancem as suas graduações. Já o preconceito sofrido pelas mulheres negras, (Sem vírgula) só poderá ser desfeito se todos apreenderem aprenderem a respeitas respeitar as diferenças contidas em cada pessoa. Desse modo, (Sem vírgula) é que se constrói uma sociedade baseada na igualdade, liberdade e fraternidade.(Proposta superficial)

Comentários do corretor


As discussões apresentadas no texto precisam ser mais exploradas, pois estão limitadas. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     500


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200