O preconceito sempre existiu! Basta estudar um pouco de história (Evite esse tipo de construção no texto) para perceber que os negros sempre foram sinônimos de mão de obra e, por sua vez, não eram recompensados pelos esforços oferecidos à população. E quando achavam que a situação melhoraria, percebiam que haviam sido enganados. (Reformule o parágrafo de introdução. Apresente a tese)
Em primeiro lugar, o Brasil demorou muito para abolir a escravidão. A Inglaterra previonava-o no século XVIII e XIX devido seu processo de industrialização e queria aumentar o público consumidor em todo o mundo e como o escravo não tinha dinheiro ele não podia comprar os produtos ingleses (Reestruture essa ideia). O Brasil deveria ter abolido a escravidão neste período, porém foi criando leis (Vírgula) principalmente no II Reinado, como a Lei do Ventre Livre, Lei Eusébio de Queiroz e Lei dps Sexagenários. (Abordagem superficial do tema)
No entanto, essas leis eram ineficazes, pois, respectivamente, as crianças consideradas livres continuavam com suas mães trabalhando (Reformule essa ideia). A proibição do tráfico fez com que os escravos fossem mais caros. E (Vírgula) por fim, nenhum escravo chegava aos 60 anos. Quando houve a abolição em 1888 (Vírgula) o Estado não ofereceu suporte para essas pessoas e ninguém queria contratar ex escravos, fazendo com que eles continuassem sem teto e alimento. (Reestruture as ideias apresentadas nesse parágrafo. Delimite o argumento e apresente dados para evitar lacunas no texto)
Atualmente (Vírgula) é possível observar os negros enfrentando tantas dificuldades quanto os seus antepassados. Dificuldades para arranjar emprego, críticas em relação a cotas nas universidades, pois muitos falam que elas tiram a vaga de alguém, provavelmente um branco, além de apelidos ofensivos em referência a cor da pele. (Reestruture as discussões desse parágrafo)
Portanto, é preciso que principalmente a mídia ajude a diminuir o preconceito até que ele não exista mais. Por que não colocar o galã da "novela das 9" como sendo uma pessoa negra e não o classico loirinho de olhos claros? Por que acostumar as pessoas a ver somente brancos quando na verdade a maior parte da população é negra? (Evite esse tipo de construção no texto) Quando as pessoas refletirem sobre essas perguntas haverá um país com mais respeito. E as escolas com auxílio do Ministério da Educação (MEC) devem ensinar que todos são iguais e que a cor não define a capacidade de ninguém. (Reestruture a proposta de intervenção)
Comentários do corretor
Os argumentos apresentados no texto estão limitados. Apresente e explore fatos acerca do tema. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 50 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 450 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |