É consenso, entre os brasileiros, que a parte da população que mais sofre opressão são os negros (Não necessariamente. Reformule). Ocorreram algumas mudanças na sociedade porque os negros (Use sinônimos) estão lutando para mudar este quadro social. Dentre tantos fatores relevantes têm-se a afirmação da cultura negra e a intolerância ao racismo. (Desenvolvimento superficial do parágrafo de introdução. Apresente a tese)
Sabe-se que ao negar o próprio passado os negros estavam enterrando suas raízes culturais, deixando de lado toda a luta e resistência do seu povo. Com a afirmação cultural este cenário gradativamente está mudando, pois os negros mostram com orgulho sua cultura que pode ser vista nas roupas, no cabelo, na religião, aspectos antes escondidos. Logo, a ratificação da própria identidade quebra paradigmas e vence obstáculos. (Não compreende a estrutura do texto. Reformule)
Além disso, o preconceito racial (Vírgula) que existe encoberto na sociedade brasileira (Vírgula) aos poucos está sendo exposto. Foram feitas leis (Quais? Apresente no texto) contra o racismo, (Sem vírgula) e políticas que visam diminuir o preconceito dando melhores condições aos negros, por exemplo, por meio da maior exposição da beleza negra na mídia (Reestruture essa ideia). Portanto, o governo criou medidas efetivas para auxiliar a luta de um povo que antes tinha (Vírgula) inclusive (Vírgula) dificuldade de cursar nível superior nas universidades e agora com as cotas conseguem traçar novos objetivos.
Dado o exposto (Vírgula) os caminhos para superar os obstáculos estão sendo trilhados (Ideia apresentada de modo superficial no texto) e a educação foi e sempre será a base de uma sociedade. Por isso (Vírgula) o governo deve investir em mais oportunidades de educação (Vírgula) garantindo mais qualidade de vida não só aos negros, mas a toda população brasileira e também investir em mais oportunidades de emprego. (Problema na construção de sentido. Reveja coesão e coerência)
Comentários do corretor
As ideias apresentadas no texto são pertinentes ao tema, mas precisam ser mais delimitadas e mais desenvolvidas. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 500 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |