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Caminhos para superar os desafios encontrados pelos negros atualmente

Enviada em: 20/05/2018

Status:

Corrigida
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Desde o iluminismo, entende-se que uma sociedade só progride quando um se mobiliza com o problema do outro. No entanto, quando se observa os desafios encontrados pelos negros, no Brasil, hodiernamente (Evite expressões clichês), verifica-se que esse ideal iluminista é constatado na teoria e não desejavelmente na prática (Vírgula) e a problemática persiste intrisecamente ligada à realidade do país, seja pelo preconceito, seja pela dificuldade que os negros encontram para adentrar no mercado de trabalho.

Essa conjuntura, de acordo com as ideias do contratrualista John Locke, configura-se como uma violação do “contrato social”, já que o Estado não cumpre sua função de garantir que tais cidadãos gozem de direitos imprescindíveis (como direito ao emprego) para a manutenção da igualdade entre os membros da sociedade, o que expõe os negros a uma condição de ainda maior desigualdade. (Desenvolvimento limitado. Explore mais o argumento apresentado nesse parágrafo)

Outrossim, o preconceito da sociedade ainda é um grande impasse aos negros (Use sinônimos). Tristemente (Evite esse tipo de construção), a existência da discriminação contra negros é reflexo da valorização dos padrões criados (Quais? Apresente-os no texto) pela consciência coletiva. No entanto, segundo o pensador e ativista francês Michel Foucault, é preciso mostrar às pessoas que elas são mais livres do que pensam para quebrar pensamentos errôneos construídos em outros momentos históricos. Assim, uma mudança nos valores da sociedade é fundamental para transpor as barreiras encontradas pelos negros atualmente.

Dada a complexidade do assunto, é fundamental, portanto, que o Ministério da Educação (MEC) insira a disciplina de história afro-brasileira na base curricular comum, promovendo o conhecimento acerca da importância desta raça para nossa nação. Soma-se a isso (Reestruture), o Estado deve criar políticas públicas de inserção do negro no mercado de trabalho, na tentativa de igualar o acesso ao emprego para todos as raças. Por mais complicado que seja o problema, faz-se necessário a aplicação de tais medidas (Vírgula) a fim de que o tecido social se desprenda de certos tabus para que não viva a realidade das sombras, assim como na alegoria da caverna de Platão. (Proposta superficial)
 

Comentários do corretor


As discussões apresentadas são pertinentes ao tema, no entanto precisam ser mais desenvolvidas. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 150 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     650


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200