Os negros sempre lutaram por sua liberdade, desde a abolição onde foram reconhecidos como povo livre (Reestruture). Foi o primeiro passo para a liberdade. Mas séculos depois ainda são presos, (Sem vírgula) não as à senzalas e (Vírgula) correntes, (Sem vírgula) e aos troncos, mas sim ao preconceito cultural, (Sem vírgula) que negro é isso,é aquilo,,e são julgados por sua cor e condição social. (Reestruture o parágrafo de introdução e apresente a tese)
A maioria da população negra são é pobres e menos instruídas (Vírgula) desse modo e sofrem no dia a dia preconceito de todo tipo. Suas lutas continuam árduas, do que eram antes já conquistaram muita coisa mas ainda há muita o que conquistar. (Não compreende a estrutura do texto. Reformule as discussões)
Com a criação do sistema de cotas (Desenvolva a ideia de cotas) há muitos mais negros em faculdades, sistema esse que foi criado não por não serem inteligentes , mas por igualar as possibilidades de todos,, (Ponto final) A maioria dos jovens que concorrem a uma vaga em faculdades públicas tem poder aquisitivo alto, estudaram em bons colégios e estão bem mais preparados, por isso mais que justo a criação de cotas (Reestruture essa ideia). (Reformule. Abordagem superficial)
Vivemos (Evite ideia de primeira pessoa no texto) em uma sociedade mascarada onde na qual se fala em igualdade, mas quem é negro.pobre vive uma luta diária onde continuam sendo discriminados por sua cor ou condição social. (Não compreende a estrutura. Reformule)
Precisamos nos (Evite primeira pessoa) unir e lutar contra os preconceitos vividos pelos os mesmos, tomar as providências cabíveis quando sofrer qualquer tipo de preconceito,não calar, não deixar passar, é uma questão de dignidade com voçê seu próximo. (Não compreende a estrutura do texto)
Quando tomarem consciemcia e pararem de julgar o negro por sua cor ou condição social acabará preconceito, (Não compreende a estrutura do texto)
Comentários do corretor
Reveja a estrutura do texto dissertativo-argumentativo (introdução, desenvolvimento e conclusão). Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 50 | Nível 2 - Demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 50 | Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 20 | Nível 1 - Apresenta informações, fatos e opiniões pouco relacionados ao tema ou incoerentes e sem defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 50 | Nível 2 - Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações e apresenta repertório limitado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 0 | Nível 0 - Não apresenta proposta de intervenção ou apresenta proposta não relacionada ao tema ou ao assunto. |
NOTA FINAL: 170 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |