Mesmo depois do fim da escravidão no Brasil, a população negra ainda enfrentam desafios e contratempos para conseguirem se designarem na sociedade atual e terem uma vida digna e justa (Reformule essa afirmação). A educação é um bom exemplo disso, pois a possibilidade de um negro ser analfabeto é cinco vezes maior que uma pessoa branca. (Desenvolvimento limitado do parágrafo de introdução. Apresente a tese)
O povo negro são constitui 53% dos habitantes brasileiros, e representam 76% dos brasileiros mais pobres (Reveja esse dado), e somente 17% correspondem a parcela mais rica do povo segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Somente um em cada quatro pessoas com ensino superior é negra (Vírgula) logo o impacto disso só aumenta quando pensamos (Evite primeira pessoa no texto) fora da sala de aula (Como assim?). Essas estatísticas poderiam decrescer se o governo investir mais nas escolas nas regiões mais pobres. Principalmente em comunidades quilombolas que são muito desvalorizadas pelo governo. (Delimite os argumentos)
A população negra do mesmo modo enfrentam dificuldades nas áreas de trabalho, pois observa-se que, em alguns aspectos, as desigualdades raciais e a discriminação de gêneros se cruzam e se potencializam (Desenvolvimento limitado dessa ideia). O trabalho de negros (Use outras construções anáforicas) é menos valorizado em várias áreas. Eu tenho um sonho. O sonho de ver meus filhos julgados por sua personalidade, não pela cor de sua pele. (Martin Luther King) (Em caso de citação, use aspas. Reestruture). Algumas empresas demitem funcionários negros somente por eles mudarem alguma coisa (?) em suas personalidades que fazem referência a cultura negra. (Abordagem superficial)
Um outro caminho para superar esses desafios, (Sem vírgula) seria é a implantação de novas leis rígidas para o racismo, essas leis deveriam ser estabelecidas com participação da população negra, visto que, (Sem vírgula) o legislativo não sabe o que é sofrer racismo de verdade (Evite esse tipo de construção. Reestruture). O Brasil é um país (Redundância) racista, mesmo não se assumindo como tal, o combate ao racismo é uma luta diária que deveria ser de todos. Racismo não se tolera, racismo se combate. (Reestruture. Desenvolva a proposta de intervenção)
Comentários do corretor
Embora as discussões sejam pertinentes ao tema, precisam ser mais desenvolvidas, uma vez que estão limitadas. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 500 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |