Respeito: acabando com o preconceito - Banco de redações


Caminhos para superar os desafios encontrados pelos negros atualmente

Enviada em: 19/05/2018

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Nos últimos anos, ás as diferenças entre brancos e negros começaram a diminuir, em parte (Vírgula) por razão de políticas sociais, porém sabemos (Evite primeira pessoa no texto) que não é o suficiente, e é preciso de muito mais para acabar com essa desigualdade racial. (Desenvolvimento superficial)

O Brasil ainda possui á a maioria de sua população negra, e não podemos (Evite primeira pessoa) permitir que em pleno século vinte um, (Sem vírgula) exista preconceito em relação á a cor de pele, pois acaba gerando á a falta de respeito com o próximo, que é o essencial para se transformar em causas discriminatórias, preconceitos (Redundância)(Vírgula) em último caso (Vírgula) assassinatos. (Abordagem superficial do tema. Apresente fatos e os desenvolva mais)

Os negros (Use outras palavras para resgatar o sentido) vivem em uma sociedade sem oportunidades, cargos menos valorizados, dificuldade de ingressar em uma faculdade, são uma minoria nos órgãos políticos, apesar de serem os mais expostos á a violência. Essa violência que é decorrente em grande maioria nas mulheres negras, com a taxa de homicídio crescendo cada vez mais (Reestruture). Um caso recente foi á morte da vereadora Marielle Franco, executada por tiros após sair de um debate no Rio de Janeiro, exemplo de um crime comum que acontece com mulheres negras em nossa sociedade brasileira. (Reveja as discussões apresentadas nesse parágrafo. Desenvolva mais)


Coclui-se  (Redundância, use conjunções conclusivas) que, (Sem vírgula) o racismo acaba atrapalhando o avanço pela á igualdade social, onde na qual todos tenham os mesmos mesmos direitos e oportunidades, tanto no trabalho como no meio estudantil, (Ponto final) Com isso (Vírgula) o Governo Federal deve apostar em campanhas juntamente com ás as escolas, onde juntos devem trabalhar para conscientizar á a população dos danos que isso pode influenciar na vida do indivíduo, pois á a educação é á a principal ferramenta para acabar com essa intolerância racial. (Reestruture esse parágrafo e desenvolva mais a proposta de intervenção, pois está superficial)

Comentários do corretor


Elabore um projeto de texto antes de começar a desenvolver a redação, uma vez que há problemas na construção de sentido e limitação dos argumentos. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 50 Nível 2 - Demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 50 Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     350


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200