Pelas palavras do cientista De acordo com Albert Einstein, (Sem vírgula, use dois pontos) “o importante é não parar de questionar”. Então, sabe-se que os desafios encontrados pelos negros frente à sociedade capitalista, desigual socioeconomicamente e preconceituosa, enquadram-se em explicações históricas e culturais, nas quais (Vírgula) logo após a abolição da escravatura em 1888, os negros foram deixados à margem da sociedade, sem amparo civilizatório. Dessa forma, a construção social numa configuração de âmbito educacional (Reestruture essa ideia) é crucial para delimitar novos caminhos éticos à população, bem como as instituições sociais defendidas pelo sociólogo francês Émile Durkheim precisam assegurar qualidade e ação efetiva.
Com base nessas considerações (Evite esse tipo de construção), percebe-se o quão emergencial algumas resoluções precisam engendrar a construção social, ou seja, a sociedade carece entender que culturalmente a formação social de uma civilização é precedida por inúmeros fatores étnicos, políticos, econômicos e religiosos. Mas, para tal perpetuação consolidar tais reflexões sociológicas o âmbito escolar deve se fazer protagonista e, desta forma, propiciar novos parâmetros socioculturais frente uma ética nacional ainda repleta de antagonismos como preconceito, exclusão e desigualdade. (Delimite o argumento e desenvolva mais)
Nesse contexto, e relevando as palavras do sociólogo, antropólogo e cientista político Émile Durlkheim tocante à importância das instituições sociais – família, escola, sistema judiciário e o Estado, são exemplos que congregam elementos e sustentam a permanência cívica em condições democráticas justas. Todavia, é preciso que tais forças sociais tenham ações eficazes e efetivas. Pois (Vírgula) quando inexistem (Vírgula) todos perdem e o caos ganha espaço na violência cotidiana, passando pelas dificuldades já discutidas pelos povos afrodescendentes da América do Sul. (Reestruture as ideias apresentadas nesse parágrafo)
Esse direcionamento mostrou que há uma necessidade em discutir a relação dos negros e seus desafios atuais, porque embora a contemporaneidade mostre ascensão social dessa população, cotas nas universidades e políticas públicas de inclusão, ainda os impasses são existentes. Portanto, é imprescindível que o Ministério da Educação (MEC), junto à grande média brasileira (?), construa um projeto pedagógico de propaganda assistida que fomente a precisão de frequentar estudos éticos, colocando a sociologia e a história como quadro aderente a esta ação conjunto. Para tanto, seria (Observe a importância do uso do tempo no presente/futuro) desenvolvido nas escolas públicas e privadas os espaços de ensinamentos constitucionais, respeito e cidadania. De forma que integrem currículo obrigatório nas academias de educação. No mais, essas premissas serão implacáveis para um país promissor e democraticamente correto. (Proposta de intervenção superficial)
Comentários do corretor
As discussões apresentadas no texto são pertinentes ao tema, no entanto precisam ser delimitadas e mais exploradas no texto. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 150 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 150 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 150 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 650 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |