Segregação: um momento histórico que nunca teve fim - Banco de redações


Caminhos para superar os desafios encontrados pelos negros atualmente

Enviada em: 18/05/2018

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Apesar de já haverem 130 anos desde a abolição da escravatura, o Brasil ainda é um país retrógrado em questões de direitos civis, sociais e legais para com os negros. No seu último álbum, Beyoncé  (Reestruture) abordou a questão racial sofrida por pessoas de cor, pondo em pauta todas as discriminações, desde os dias passados até os dias atuais, sendo esta uma realidade vívida por eles não só no Brasil, mas também no mundo. (Ideias pertinentes, mas precisam ser reestruturadas)

Desde sua abolição (Fale sobre o período de escravidão e amplie a abordagem da abolição), é inegável a restrição de direitos para com negros, visto que eles foram libertados sem ao menos uma lei que os amparasse, garantindo seus direitos como cidadãos (Ponto final) Mesmo sendo o país mais miscigenado do mundo, o Brasil não arca com seus deveres diante do racismo no país (Desenvolva essa ideia). Por serem marginalizadas, pessoas pardas e pretas são privadas até hoje de terem acesso à educação, sendo este um dos problemas mais graves, pois quando somados, são maioria. (Reestruture as discussões apresentadas nesse parágrafo, pois a abordagem está superficial)

Segundo dados (Apresente a fonte) levantados, 66 vidas são tiradas diariamente justamente (Evite esse tipo de ideia no texto) por terem a cor da pele mais escura, sendo 4.290 óbitos anuais (Vírgula) e essa estatística difere o gênero, sendo mulheres negras as maiores vítimas desse problema (Por quê?). Quando é posto em discussão o mercado de trabalho, 6 em cada 10 negros perdem suas vagas para brancos e 60% deles já foram vítimas de racismo em seu ambiente de trabalho. (Abordagem superficial)

Portanto, medidas cabíveis devem ser adotadas para a resolução do impasse. O legislativo deverá elaborar uma emenda na lei que diferencie o racismo de injúria racial, pois esta última é uma punição rasa para racistas, dando brechas para o pagamento de apenas uma multa ou fiança. Os empregadores deverão agir com responsabilidade e poderão oferecer oportunidades para tais etnias menos privilegiadas. No aspecto novelístico, deverá haver oportunidades para atores negros interpretarem papéis que não reforcem o estereótipo da figura negra, assim conscientizando a sociedade de que pessoas negras também podem ser bem-sucedidas em suas vidas. (Proposta superficial)
 

Comentários do corretor


As discussões apresentadas no texto são pertinentes, porém limitadas. Desenvolva mais. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     500


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200