Os desafios encontrados pelos negros hoje no Brasil são enormes, pois, para superar e achar um novo caminho, só através da educação se muda uma sociedade. É preciso mais que vontade politica, é preciso uma transformação nacional, não basta aceitar, tem que transformar, reformular para, assim, construir uma sociedade mais justa, mais igualitária e consciente de seus direitos e seu dever. (Reestruture o parágrafo de introdução. Apresente a tese)
O desafio, não é uma coisa ruim! É bom! (Evite esse tipo de construção) Desde, (Sem vírgula) que seja encarado olhando para o futuro! (Evite esse tipo de construção) E ver perspectiva e coragem de mudar. Tem que investir na educação transformadora da qual tanto o Mestre Paulo Freire falou (Reestruture essa ideia). É preciso acreditar que somos (Evite ideia de primeira pessoa) capazes de formarmos cidadãos conscientes de seus valores éticos, respeitadores das diferenças, de reger a pátria com nosso próprio lema. O Brasil é de todos! (Evite ideia de primeira pessoa) Para vencer esse desafio a educação deve ser um direito e um dever de todos. (Não compreende o desenvolvimento do texto dissertativo-argumentativo)
(Apresente outro argumento) Não existe outro caminho para superar os desafios dos negros se não o da educação (Reveja essa ideia). O sistema educacional brasileiro deve criar um mecanismo para combater o racismo e o preconceito. Desde a pré- escola até o doutorado. É dever da sociedade se reeducar. Ninguém deve ser discriminado, odiado e desprezado, (Sem vírgula) por causa de sua cor, seu sotaque, sua classe social, sua opção sexual, sua aparência física, sua idade, seu tamanho etc. (Reestruture as ideias apresentadas nesse parágrafo de desenvolvimento)
Para que essa transformação ocorra, o congresso nacional deve transformar em crime hediondo o racismo e o preconceito. O Ministério da Cultura deve exigir dos meios de comunicação de massa, TV, Rádio, Cinema, Jornais, revistas e internet, papéis normais para os negros, e não só o de subemprego e de marginais. As escolas brasileiras devem (Vírgula) por lei, falar sobre toda contribuição e importância dos negros para a nossa sociedade. E (Vírgula) assim, promover a igualdade, a oportunidade e a dignidade para todos. Porque o lugar do negro é onde ele quiser. E a maneira mais rápida de conseguir isso é através do conhecimento. (Reestruture a proposta de intervenção)
Comentários do corretor
Reestruture e apresente mais discussões no texto. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 50 | Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 50 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 400 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |