Dos quilombos ao século XXI - Banco de redações


Caminhos para superar os desafios encontrados pelos negros atualmente

Enviada em: 17/05/2018

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Constantemente ouve-se alguma notícia relacionada à situação do negro no Brasil, a qual o famoso 'homem de bem' logo relaciona ao tráfico ou assalto, ou ainda com o mulato, sambista e "vagabundo", (Sem vírgula) presente no samba nacional (Reestruture o sentido, pois está confuso). Porém (Vírgula) porque essa visão vence dentro da sociedade? E quais são os desafios e soluções viáveis para o combate desse estereótipo? (Reestruture o parágrafo de introdução)

A priori, percebe-se a presença deste conflito ideológico desde as raízes de nossa (Evite ideia de primeira pessoa) nação, (Sem vírgula) quando desembarcaram os primeiros infelizes (Evite esse tipo de construção no texto) escravos nesta terra. A questão perdurou com a Abolição da Escravatura, que pouco serviu para redimir quase 300 anos de um sistema escravagista e extremamente racista (Por quê? Você precisa desenvolver essa ideia para evitar lacunas). Nesse meio tempo, ideias como as do Conde de Gobineau reforçaram essa tese, pregando a repatriação nacional e limpeza racial. (Reestruture)

Já no século XX, o regime nazista auxiliou na disseminação desse ponto de vista. Seitas como a KKK (Ku Klux Klan), (Sem vírgula) recrutaram milhares para a causa da raça pura. Hoje, a marginalização dos afrodescendentes no país faz a comunidade acompanhar a mesma linha de pensamento preconceituoso adotada pelos colonizadores. Ironicamente vivemos num país de discriminação racial com, segundo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 54% da população entre negra e parda. (Reestruture as discussões. Reveja coesão e coerência)

Enfim, o Estado deveria  trabalhar mais e melhor na causa negra, visando equiparar a posição do homem negro perante o homem branco, com intervenções na educação, no campo trabalhista e em tantas áreas afins, para sirecionar O Brasil rumo à verdadeira igualdade(Proposta superficial)


 

Comentários do corretor


Elabore um projeto de texto antes de começar a desenvolver a redação, uma vez que há problemas no desenvolvimento de ideias. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     400


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200