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Caminhos para superar os desafios encontrados pelos negros atualmente

Enviada em: 17/05/2018

Status:

Corrigida
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No filme de super-heróis, Pantera Negra, 100% do elenco principal é formado por negros. Fora das telas, (Sem vírgula) esta realidade é totalmente diferente. Mesmo com a população sendo 55% negra ou parda, segundo o Instituto Brasileira de Geografia e Estatístiva (IBGE), eles ganham menos, têm baixa escolaridade e é baixo o índice de afrodescendentes no comando de grandes empresas. (Desenvolvimento limitado do parágrafo de introdução. Reestruture e apresente a tese)

A herança da escravidão ainda está presente, (Sem vírgula) mesmo após 300 anos da sua (Evite ambiguidade no texto) abolição. Prova disso são os altos índices de violência. Um jovem negro tem até 12 vezes mais chances de ser morto em comparação ao branco. O preconceito racial faz com que muitas vezes o jovem passe por discriminação, sendo logo caracterizado como um marginal, apenas por sua cor. Como disse o cantor Bob Marley (Dois pontos) "Enquanto a cor da pele for mais importante que o brilho dos olhos, haverá guerra". (Ideias pertinentes, mas precisam ser reestruturadas)

Além disso, por ter tanta desigualdade, as oportunidades para esses jovens são poucas. Por causa do pouco acesso à educação, muitos não conseguem fazer um nível superior, e mesmo que consiga, seu salário será bem menor em relação aos brancos, dificultando assim, (Sem vírgula) sua melhoria no padrão de vida.

Portanto, medidas são necessárias para resolver o impasse. O Governo Federal (Vírgula) junto com o Ministério da Educação (MEC), deve investir em políticas públicas, principalmente nas escolas, não somente com os alunos, mas também com os pais e a comunidade, promovendo palestras contra o racismo. Também, (Sem vírgula) deveria (Observe o tempo verbal) criar um grupo nacional para atuar na eliminação de descriminação do trabalho, avaliando salários e cargos disponíveis aos negros. (Proposta de intervenção superficial. Reestruture)

Comentários do corretor


As discussões apresentadas são pertinentes ao tema, porém estão desenvolvidas de maneira superficial. Desse modo, reestruture e apresente mais dados para "ilustrar" o seu posicionamento acerca da proposta. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     500


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200