No Brasil, o número de homicídios é assustador (Evite esse tipo de construção), cada vez mais os jovens são assassinados, sendo a maior parte deles, (Sem vírgula) negros. Desde a escravatura, (Sem vírgula) até os dias atuais, os afrodescendentes lutam por um lugar digno na sociedade. Porém, a desigualdade e o preconceito ainda são muito presentes, logo, (Sem vírgula) esta realidade deve ser mudada. (Abordagens pertinentes, mas precisam ser reestruturadas)
Diferentemente das outras raças, a taxa de homicídios dentre negros e pardos vem aumentando, com base em dados da Organização das Nações Unidas (ONU). A Alemanha Nazista, o Apartheid, e a Era Jim Crow (Desenvolva as ideias centrais de cada momento citado), (Sem vírgula) são amostras de que o preconceito racial é um empecilho mundial. (Desenvolvimento limitado)
Um dos desafios que os negros enfrentam, dentre vários outros, ( ideia está presente na afirmação anterior) é em relação ao mercado de trabalho, algumas empresas contratam somente pessoas de "boa aparência" excluindo os negros de suas ocupações. (Não compreende a estrutura do texto. Reestruture esse parágrafo)
Para combater a essa desigualdade e o preconceito, o Governo Federal, junto com o Ministério do Trabalho, poderia (Observe o tempo usado para apresentar a proposta) disponibilizar cargos em instituições federais somente para negros (Isso vai de encontro ao princípio de isonomia), e através da mídia promover campanhas para a conscientização da população, (Sem vírgula) e incentivar empresas privadas para a contratação. Assim, poderíamos (Evite ideia de primeira pessoa no texto) ter uma maior inclusão desse grupo na sociedade. (Reestruture a proposta de intervenção)
Comentários do corretor
As discussões apresentadas no texto, embora sejam pertinentes ao tema, estão limitadas. Sendo assim, delimite os argumentos e os desenvolva. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 50 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 450 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |