É possível afirmar que atualmente o racismo está cada vez mais presente em nosso (Evite ideia de primeira pessoa no texto) cotidiano. Visto que os negros estão passando por um tormento não só por causa da desigualdade, mas como também o preconceito. (Reestruture o parágrafo de introdução e apresente a tese)
A desigualdade é um problema social que afetam a maioria dos países na atualidade. Os brancos recebem mais que os negros, (Sem vírgula) mesmo tendo a escolaridade e classes sócias sociais iguais. De acordo com o site Exame, entre os graduados, os brancos ainda ganhaM 47% mais que os negros. (Abordagem superficial do tema)
Além disso, tem a violência que está aumentando cada ano por conta do preconceito (Desenvolva essa ideia). Esse ato (Vírgula) na maioria das vezes (Vírgula) não só está presente nas ruas, mas como também nas escolas. Pessoas negras acabam se suicidando por não aguentar mais preconceito, e outras morrem por ato de homicídio, (Problemas na construção de sentido) de acordo com Jornal Nacional a cada 100 vítimas de assassinato no Brasil (Vírgula) 71 são negras.
Dessa forma, para acabar com os desafios encontrados pelos negros atualmente, o governo deveria investir em palestras educacionais em escolas (Vírgula) principalmente (Vírgula) desde a infância e também nas praças de ruas (Problemas na construção de sentido), para que essas pessoas possam refletir o mal que estão fazendo ao próximo (Reestruture. Evite esse tipo de construção), além disso a sociedade também deve fazer sua (Cuidado com a ambiguidade) parte procurando seu direito e denunciando para que acabe com a desigualdade e preconceito. (Proposta superficial)
Comentários do corretor
Elabore um projeto de texto, uma vez que há problemas na construção de sentido. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 50 | Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 50 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 50 | Nível 2 - Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações e apresenta repertório limitado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 350 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |